Pular para o conteúdo
Cotidiano

MEC habilita mais duas cidades de MS para receber cursos de medicina

Ponta Porã e Corumbá podem receber curso em universidades privadas
Arquivo -

Ponta Porã e Corumbá podem receber curso em universidades privadas

O DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (8) trouxe uma notícia que pode beneficiar estudantes que sonham em cursar medicina. Duas novas cidades sul-mato-grossenses estão habilitadas pelo MEC (Ministério da Educação) a oferecer a graduação nos próximos anos.

De acordo com a publicação, os municípios sul-mato-grossenses de e Corumbá foram dois únicos do Estado habilitados a receberem o curso de medicina, que poderá ser ofertado por instituições privadas de ensino superior. Atualmente só Campo Grande e oferecem a graduação.MEC habilita mais duas cidades de MS para receber cursos de medicina

O edital publicado pelo MEC explica que os municípios habilitados foram pré-selecionados de acordo com os critérios de ‘relevância e necessidade social da oferta de curso de Medicina’, ouvido o Ministério da Saúde.

Entre os critérios par oferecer o curso, o município precisa ter uma população maior que 65 mil habitantes, estar distante há pelo menos 50km do local de curso de medicina mais próximo pré-existente, ter um hospital com no mínimo 80 leitos SUS, dentre outros.

“Estou dialogando com o Governo Federal e apresentando a importância de se abrir novas vagas para o curso de medicina em Mato Grosso do Sul. Ter esta formação em Ponta Porã e Corumbá é muito importante para o Estado e responde ao anseio por falta de médicos e ao sonho dos estudantes de se formarem em medicina”, disse o deputado federal Geraldo Resende (PSDB).

O edital, referente ainda ao programa ‘Mais Médicos’, estabelece que a partir de março de 2018 as universidades privadas instaladas em Corumbá e Ponta Porã apresentem seus projetos de implantação do curso de medicina, que também leva em conta questões como número de equipes de atenção básica no município e até oferta de leitos de urgência e emergência. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano