Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem a 5ª maior incidência de câncer de boca em homens

MS lidera casos no Centro-Oeste
Arquivo -

MS lidera casos no Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul possui a 5ª maior incidência de câncer bucal (lábio e cavidade oral) em homens, em comparação com outros estados do País, sustentando 11,27% dos casos de tumor no Brasil. Nas mulheres, essa taxa cai para o 12º lugar no ranking, com 4,21% de incidência.

No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul apresenta a maior incidência da doença tantos nos homens quanto nas mulheres, mostra levantamento do Inca (Instituto Nacional de Câncer).  

“Isso significa que a cada 100 mil homens no Estado, 10 terão câncer de cavidade oral conforme a taxa de incidência, e a cada 100 mil mulheres, três vão desenvolver a doença, também conforme as taxas individuais”, explicou a cirurgiã-dentista e tecnologista da Divisão de Detecção Precoce e apoio a organizações de Redes do Inca, Adriana Atty.

Durante a abertura da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal em Mato Grosso do Sul, na manhã dessa terça-feira (31.10), no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), ela explicou ainda que o câncer de lábio e cavidade oral ainda é diagnosticado tardiamente e salientou que, além do número de casos da doença ter crescido no país, 60% dos diagnósticos que são feitos estão em estágio avançado.

“Os pacientes dão entrada para tratamento em estágios avançados. O objetivo deve ser diagnosticar precocemente, diminuir o intervalo entre a suspeita de uma lesão, a confirmação de um diagnóstico e o encaminhamento para o tratamento. Esse é o desafio”, disse.

Segundo Adriana, Mato Grosso do Sul acompanha a realidade nacional e não tem nada que destoe do cenário nacional. “Em Mato Grosso do Sul o câncer bucal também acomete maios os homens do que as mulheres, como no restante do País, e também são diagnosticados tardiamente”, afirmou.

Fatores de risco

A doença acomete, em especial, pessoas com idade acima de 40 anos que fumam. “Quando o indivíduo fuma e também bebe, os fatores de risco são ainda maiores. O câncer da cavidade oral tem uma etiologia multifatorial. A hereditariedade está presente, assim como no câncer de mama, mas nós temos marcadamente na boca os fatores etiológicos como o fumo e o álcool. Quando unidos esses dois fatores duplicam as chances da pessoa ter o câncer bucal”, explicou a cirurgiã dentista, estomatologista e mestre doutora em Patologia Bucal, Marcia Rodrigues Gorisch.

Segundo Marcia, a presença de vírus, como o HPV, a má alimentação e a má higiene também facilitam a formação de algumas lesões bucais que propiciam o aparecimento do câncer.

Segundo dados atualizados do Inca, o câncer de boca foi um dos maiores responsáveis por óbitos registrados no Brasil, em 2014, em decorrência da doença. Embora Mato Grosso do Sul seja pioneiro no trabalho de prevenção ao câncer bucal, sendo o primeiro Estado a realizar a Semana de Prevenção e, até mesmo, um dos responsáveis pela Lei Federal que instituiu a Semana Nacional voltada ao combate a essa patologia, os dados ainda são alarmantes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça Eleitoral aprova com ressalvas contas de campanha do PT em MS

INSS começa a ressarcir 35,5 mil aposentados e pensionistas em MS a partir desta quinta-feira 

ex ana hickmann passa mal entrevista

Justiça condena ex-marido de Ana Hickmann a um ano de prisão por agressão contra a apresentadora

hrms julga desvios

Prefeito do PSDB e ex-diretor do HRMS são condenados por rombo de R$ 1,2 milhão

Notícias mais lidas agora

bodoquena

Após ‘enxurrada’ de questionamentos e prorrogação, MPMS contrata empresa por R$ 6 milhões

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Moradores usam pá para impedir que incêndio atinja barracos na Vila Albuquerque

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Theatro Municipal receberá cerimônia de despedida de Preta Gil

O Brasil se despede de uma de suas vozes mais marcantes.

Cotidiano

Consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda será aberta nesta quinta-feira

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal

Brasil

Deputados exibem bandeira de Trump em homenagem a Bolsonaro e são demovidos por líder

Líder da oposição afirmou que bandeira poderia prejudicar a reunião, visto que o assunto não era o foco do dia

Brasil

Câmera corporal registra momento em que PM da Rota atira em policial civil

Policial civil foi atingido por três tiros e morreu após cinco dias na UTI