Usuários deram dados bancários a criminosos
Um falso cupom da Uber que daria R$ 100 de créditos para viagens com o aplicativo está sendo usado por criminosos para roubar dados bancários pela internet. A fraude foi divulgada pela empresa de segurança na internet, ESET Brasil, no último sábado (17).
Segundo a empresa, mais de 40 mil pessoas já teriam sido vítimas da fraude. O falso cumpom é enviado para os internautas, que ao clicarem para acessar os descontos, são informados que precisariam se cadastrar no Uber.
Ao clicar no link do cadastro, as vítimas são levados para uma página falsa, muito parecida com a da Uber. Um formulário pede informações pessoais como nome, CPF, telefone e dados do cartão de crédito. Após terminarem o “cadastro”, os uusários são levados à página oficial da Uber.
O presidente da ESET Brasil, Camillo Di Jorge, explica como é necessária atenção para evitar cair em golpes que prometem promoções absurdas. “Os usuários precisam ficar atentos a esse tipo de golpe que usa falsas promoções de empresas populares para roubar dados das vítimas”, diz.
“Os cuidados passam pelo uso de soluções proativas de segurança instalados no computador […], assim como por boas práticas de navegação, que incluem não divulgar dados pessoais e financeiros […], duvidar de promoções muito vantajosas e nunca clicar em links ou anexos de e-mails sem verificar sua procedência”, acrescenta.
Outra dica para quem quer evitar ser vítima de fraudes é desabilitar o carregamento automático de macros e conteúdos externos, pois esse é geralmente o meio utilizado por hackers para executar códigos maliciosos nas máquinas das vítimas.
(com supervisão de Evelin Cáceres)