Pular para o conteúdo
Cotidiano

Maia diz que Câmara vai rejeitar PEC que proíbe todo tipo de aborto

PEC proíbe aborto mesmo em caso de estupro e risco à vida
Arquivo -

PEC proíbe mesmo em caso de estupro e risco à vida

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), declarou nesta sexta-feira (10), em uma publicação em sua página no Facebook, que não passará na Câmara a emenda aprovada da PEC 181, que proíbe o aborto em casos de estupro.

“Proibir aborto no caso de estupro não vai passar na Câmara”, disse Maia na publicação. A emenda que incluiu a proibição na PEC foi aprovada em comissão especial na última quarta-feira (8).

Na comissão, 18 deputados, todos homens, votaram a favor do texto do relator Jorge Tadeu Mudalen (DEM). A PEC 181 não tratava diretamente da questão do aborto a princípio, e sim da ampliação da licença-maternidade para casos de mães de bebês prematuros.Maia diz que Câmara vai rejeitar PEC que proíbe todo tipo de aborto

A proposta de Mudalen foi proibir qualquer forma de aborto, mesmo aquelas previstas atualmente na legislação, como nos casos de estupro, e em casos em que há risco à vida da gestante.

“Isso significa que nós somos favoráveis à vida”, disse Mudalen. Na PEC, ele incluiu um trecho que prevê a inviolabilidade do direito à vida desde a concepção, ou seja, desde que o feto é fecundado.

Em 2012, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que interromper a gravidez quando o feto apresenta má formação no cérebro, como anencefalia, também não configuraria crime. A proposta da PEC também será rever esse ponto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo empata com o Ceará e mantém a liderança do Brasileiro de olho na Copa do Brasil

VÍDEO: Turistas flagram onça atacando jacaré em parque do Pantanal

Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

Motorista bate em carro estacionado e é preso tentando fugir a pé em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Datafolha: 61% se recusam a votar em candidato com promessa de anistiar Bolsonaro por 8/1

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: Vulcão entra em erupção na Rússia após 450 anos

Evento ocorre após forte terremoto na semana passada

Esportes

Com reservas, Palmeiras empata com o Vitória e fica 4 pontos atrás de Flamengo e Cruzeiro

Empate coloca mais pressão sobre o time do técnico Abel Ferreira, para garantir vaga nas quartas de final da Copa do Brasil

Trânsito

Motociclista fica ferido em acidente no Tijuca, em Campo Grande

Corpo de Bombeiros e Samu estiveram no local

Mundo

Demissão de chefe de estatísticas do trabalho pode criar crise de credibilidade de dados nos EUA

Especialistas afirmam que a decisão representa um ataque sem precedentes à credibilidade dos dados econômicos americanos