Serão 14.513 lâmpadas de LED instaladas na cidade

A instalação de 14.500 lâmpadas de LED começou na tarde desta segunda-feira (16), pela rua Paulo Frontin, no Jardim Los Angeles, sendo a primeira instalada na rua Francisco Espinosa. Segundo a prefeitura, a previsão é que 80% das linhas de ônibus da Capital tenham as novas lâmpadas no lugar das convencionais.

As quatro equipes de manutenção contratadas para fazer a troca irão substituir as lâmpadas de sódio de 250 watts pelas de LED de 40 W nos corredores de transporte coletivo. A previsão é de que sejam trocadas de 60 a 80 lâmpadas por dia. As equipes irão retirar o conjunto existente, que será reaproveitado em outras regiões da cidade, onde há lâmpadas queimadas, para fazer a instalação do novo.

Segundo o planejamento da Divisão de Iluminação Pública, são 16.126 lâmpadas disponíveis, sendo que 1.611  (10%) ficarão como reserva técnica para reposição. As outras 14.513 lâmpadas serão instaladas, sendo 13.598 de 40 W nas linhas de ônibus e 915 com 165 W, reservadas para completar o serviço na avenida Afonso Pena, iniciado na primeira etapa de instalação de LED no ano de 2016, com 160 lâmpadas trocadas.

As novas lâmpadas podem durar até 5 anos, dependendo da estabilidade de tensão da rede onde estiver instalada. As lâmpadas de sódio precisam ser substituídas após 3 anos de instalação. Outra vantagem é que as lâmpadas consomem menos energia. Na avenida Eduardo Elias Zahran onde houve a colocação de 160 leds de 165 w, a economia é de até 40%. Em locais como as Moreninhas, que recebeu 355 lâmpadas de 40w, a economia foi menor (3%). Esta combinação de fatores, argumentam os técnicos da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), compensa o investimento maior, já que as leds são mais caras que as convencionais.

Impasse

Desde o cancelamento do contrato da prefeitura com a empresa fornecedora, em 2016, por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), as lâmpadas ficaram guardadas em contairners no pátio da Sisep.

Em setembro do ano passado, o TCE determinou o cancelamento do contrato firmado em 2016 com a empresa fornecedora, que recebeu R$ 20,5 milhões para entregar e instalar 20.367 lâmpadas de LED, sendo 17.367 de 40 w (indicadas para vias mais estreitas) e 3 mil de 165 W, usadas nas grandes avenidas de pista dupla. Foram instaladas 4.247, restando 16.126 lâmpadas (15.109 de 40 w e 1.017 de 165 w).

No dia 28 de junho, a atual gestão ingressou com Embargo de Declaração no TCE, solicitando liberação para instalação destas 16.126 lâmpadas.

No último dia 12 de julho, o TCE publicou no Diário Oficial a autorização para que a prefeitura instalasse as lâmpadas. Foi feito então um acordo judicial, com participação do MPE (Ministério Público Estadual), que resultou na rescisão do contrato com a fornecedora e a prefeitura assumiu o compromisso de instalar as lâmpadas com quatro equipes próprias, que na época não existiam.Lâmpadas de LED começam a ser instaladas nas linhas de ônibus

De acordo com a prefeitura, houve a necessidade de locar as caminhonetes com equipamentos e promover um processo seletivo para contratação de dois engenheiros elétricos e seis eletricistas que compõem as equipes. O resultado final do processo seletivo foi divulgado na edição do dia 29 de setembro do Diário Oficial. Os selecionados apresentaram na semana seguinte os documentos e depois passaram por duas semanas de treinamento antes de irem à campo.

No dia 5 de julho, o procurador-geral do Município de Campo Grande, Alexandre Ávalo, conseguiu fechar acordo com o MPE e Poder Judiciário para instalação das lâmpadas. Durante audiência, com participação do juiz David de Oliveira, promotor Marcos Alex Vera, e de representantes da empresa Solar Distribuidora e Transmissão S.A, o município conseguiu acordo para invalidar a permanência do contrato, mas garantir a instalação das lâmpadas que já foram pagas.