Pular para o conteúdo
Cotidiano

Jovem faz relato de assédio em ônibus e várias passageiras reconhecem suspeito

Mulheres de várias linhas foram vítimas 
Arquivo -

Mulheres de várias linhas foram vítimas 

Um relato no Facebook expôs o assédio às usuárias do transporte público de . Em poucas horas, após o texto de uma estudante ser publicado, várias mulheres relataram já terem sido alvo do mesmo homem, um idoso que, disfarçadamente, “passa a mão” nas passageiras que estão sentadas no banco ao lado dele.

A estudante que fez a postagem diz que estava no ônibus da linha 308 (Santa Emília) quando aconteceu com ela. Ao sentar ao lado do idoso, ele foi abrindo o braço, encostando, até colocar a mão na perna dela. Na última quarta-feira (8), ela presenciou a cena, dessa vez, com outra mulher e começou a gritar para constranger o homem.

“Ele já fez comigo. Eu vi que ele estava no ônibus, sentado perto de uma menina e percebi que ele estava fazendo a mesma coisa. Ele vai bem devagar, então, para alguém perceber é difícil mesmo. Ele usa o trajeto do ônibus inteiro descendo a mão aos poucos até chegar na perna da vítima”, conta.

O relato foi postado no Facebook e compartilhado em um grupo de vendas. Em poucas horas, várias mulheres reconheceram o idoso e disseram que foram vítimas do mesmo tipo de assédio. Ele agiria, segundo as vítimas, além do Santa Emília, em duas das linhas com maior volume de passageiros da Capital: 070 (General Osório – ) e 081 (Bandeirantes – Nova Bahia).

Jovem faz relato de assédio em ônibus e várias passageiras reconhecem suspeitoApós a publicação da estudante receber comentários de outras vítimas, ela reuniu os relatos e diz que vai procurar a Deam (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher).

O motivo de ainda não ter feito o boletim de ocorrência é o que toma conta de várias mulheres em situação semelhantes: o medo de não ser ouvida e ainda desacreditada.

“O povo só ficou olhando, ninguém fez nada e nem ia fazer. Achei melhor sair de lá e fazer o boletim de ocorrência, mas acabei postando no Facebook e muita gente compartilhou e mais vítimas apareceram. Fui juntando esses relatos para levar na delegacia. Talvez, só o meu depoimento não fosse suficiente”, diz.

Campanha

A campanha ‘O Transporte é Público, o Meu Corpo Não’ foi lançada em agosto para alertar as usuárias do sobre o assédio. A subsecretária de Políticas para a Mulheres Carla Stephanini disse que a ideia é incentivar as mulheres a gritarem por ajuda.

 “Precisamos que no momento em que acontece o abuso, a mulher chame a atenção imediatamente para o fato. Que ela consiga reunir testemunhas e que formalize a denúncia na delegacia. Se o abusador ainda estiver dentro do ônibus, o motorista vai chamar a polícia e encaminhar a mulher e o abusador para a delegacia. É importante que a mulher faça a denúncia para que não haja subnotificação ”, explica Stephanini. 

Ainda segundo a subsecretária, o motoristas dos coletivos recebem orientações sobre como proceder e a vítima deve ligar o para o 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal). 

Jovem faz relato de assédio em ônibus e várias passageiras reconhecem suspeito

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Funcionárias da Microsoft são demitidas após protesto por fornecimento de IA para Israel

Acusado de matar homem no Aero Rancho diz ter recebido proposta de R$ 5 mil para assumir crime

dengue

Game de realidade virtual para combater a dengue em MS será desenvolvido em 10 meses

Filha de Dynho Alves recebe vídeo íntimo do pai com MC Mirella: ‘Pessoas maldosas’

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus vai a julgamento por não pagar multa milionária a Campo Grande

santa casa

Disputa por R$ 46 milhões: Justiça manda intimar município antes de decidir recurso da Santa Casa

Filho que matou a própria mãe com golpes de pá em Campo Grande fica em silêncio em audiência

Países da UE aprovam resposta tarifária dos EUA sobre aço e miram em carne, soja e motos

Últimas Notícias

Política

Presidente em exercício, Alckmin chega a MS para inauguração e visita obras da Arauco

Pedra Fundamental da fábrica de celulose acontece nesta quarta-feira (9)

Polícia

Foragido após matar ex-mulher queimada junto do atual namorado em Campo Grande é preso em MS

Autor do crime estava foragido há 11 anos

Política

Aprovada pela Câmara de Vereadores, ‘Lei anti-Oruam’ é sancionada em Dourados

A publicação foi feita em Diário Oficial do Município nesta quarta-feira

MidiaMAIS

‘Eu ouvi cada absurdo’: saga chega ao fim e destino de vaca Fumaça é selado em MS

Amizade de vaca e humana quase foi para o brejo e roceira fez de tudo para impedir que o animal virasse bife