Animal foi encontrado morto esta semana

As investigações sobre as causas da morte de um macaco, encontrado na última terça-feira (7), na zona rural de Campo Grande, indicam que o animal morreu por causas externas. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a análise clínica descartou a suspeita de febre amarela no animal.

Conforme a assessoria da Sesau, equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) esteve na área onde o macaco foi encontrado morto e conversou com o morador que fez o chamado. Pelas informações passadas pelo homem, o animal aparentava estar debilitado há alguns dias, com dificuldades de se locomover.

Conforme a secretaria, a análise clínica do corpo do animal mostrou que ele tinha alguns ferimentos, o que descarta, a princípio, que a doença tenha influenciado na morte do bicho. Apesar da conclusão, equipes da Sesau continuam monitorando o local e recolhendo amostras.

A doença

Investigação descarta febre amarela em macaco, mas monitoramento continua

A infecção só ocorre se uma pessoa, que nunca teve ou nunca se vacinou contra a doença, for picada por um mosquito infectado. Não há transmissão do vírus de uma pessoa para outra. A vacinação contra a doença é feita em dose única.