Pelo  

O (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), está oferecendo pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), 750 vagas para cursos de graduação. As inscrições começam na próxima terça-feira (24). O edital com as regras já está disponível no site do instituto.

São sete opções de cursos superiores de tecnologia: Agronegócio, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Processos Metalúrgicos, Produção de Grãos e Sistemas para Internet. O IFMS também oferta vagas para Agronomia, Engenharia de Pesca e licenciatura em Química.

As vagas são para os municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Naviraí.

As inscrições podem ser feitas de acordo com o cronograma divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), entre os dias 24 e 27 de janeiro, apenas pela página do Sisu. Vale lembrar que somente candidatos que fizeram o (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016 e que tenham nota maior que zero na redação poderão participar da seleção.

No edital do IFMS o candidato pode ter acesso ao Termo de Adesão, no qual constam as notas mínimas para ingressar nos cursos.

Vagas

vagas_sisu_ifms.png

Cotas

Segundo informações do IFMS, a metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Bônus local

O IFMS trabalha com uma ação afirmativa de caráter local, que dá um bônus de 20% caso o candidato se inscreva na ampla concorrência.  Para isso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. A relação dos municípios contemplados consta no edital do processo seletivo.

Cronograma

A primeira chamada para os cursos será divulgada no dia 30 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. Os não selecionados podem se inscrever na lista de espera, na Página do Sisu, entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro.

A segunda chamada deverá ser divulgada no dia 16 de fevereiro, na Central de Seleção do IFMS. Os selecionados deverão comparecer, no dia 17, para a reunião de manifestação em interesse na vaga. As matrículas serão entre os dias 17 e 20.

Em caso de vagas remanescentes, serão divulgadas mais chamadas a partir de 21 de fevereiro.