Ocupação começou na manhã desta terça-feira (17)

Um grupo de índios da etnia kadiwéu ocupou a sede da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) em Bonito, cidade a 300 quilômetros da Capital, para reivindicar melhorias no atendimento das aldeias. O grupo iniciou a ocupação na manhã desta terça-feira (17). Não há informações sobre o número de pessoas que estão no local, as um dos índios informou que eles querem conversar com o coordenador da unidade.

Um índio, que não quis se identificar, informou o Jornal Midiamax que a comunidade se sente ‘abandonada’ pelo Poder Público. Ele explicou que não há um chefe para coordenar a unidade, que não tem medicamentos e que a empresa terceirizada demitiu os motoristas indígenas para colocar outras pessoas na função. Conforme o manifestante, não há ambulância, apenas um carro que é insuficiente para atender as 5 aldeias da região.Índios ocupam sede da Sesai de Bonito por melhorias no atendimento

As outras reivindicações foram a presença do coordenador da Sesai, Emilson Canale e um representante da empresa terceirizada no local além da recontratação de motoristas para o transporte. 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sesai em Brasília, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.