PMA cumpria manddo de busca após denúncia
Um homem de 43 anos foi preso em flagrante por policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) após cumprirem um mandado de busca e apreensão conseguido junto ao juizado da comarca de Cassilândia, município 430 quilômetros distante de Campo Grande. O mandado foi expedido após denúncias de que o homem praticava caça frequentemente. Além de preso, ele foi autuado em R$ 11 mil e teve equipamentos e produtos de caça apreendidos.
Durante a busca realizada nesta sexta-feira (17), os policiais militares ambientais encontraram produto de caça ilegal, pescado e motosserras ilegais. Foram apreendidos 11 kg de carne de animais silvestres de cateto e capivara, um chifre de veado, 3 kg de pescado, cinco molinetes com varas, quatro varas de peça em náilon, duas motosserras sem documentação, sendo uma com numeração raspada e uma caixa isotérmica.
Preso em flagrante, o caçador foi encaminhado, assim como os materiais apreendidos, à Delegacia de Polícia Civil de Cassilândia, onde ele foi autuado por crime de caça e armazenamento ilegal de produto da fauna silvestre. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 11.060,00.
O artigo 29 da Lei 9.605 dia que “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo com a obtida” é passível de pena de seis meses a um ano de prisão.