Pular para o conteúdo
Cotidiano

Grupo de juristas faz requerimento à OAB-MS contra audiência e ‘Lei Harfouche’

Grupo pede posicionamento da OAB-MS
Arquivo -

Grupo pede posicionamento da

O grupo “Juristas pela Democracia de Mato Grosso do Sul” protocolou nesta terça-feira (30) na OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) um requerimento pedindo que a entidade se posicione sobre a palestra realizada em com a participação do procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, e sobre o projeto de lei que leva o nome do procurador. 

No documento entregue pelo grupo, fica especificado que não há lei que permite os representantes do MPE (Ministério Público Estadual) obrigar os pais ou responsáveis a participarem de audiências públicas, ainda mais se forem sob “ameaça” de pagamento de multa e crime de abandono intelectual caso não comparecessem. A multa foi estipulada em 20 salários mínimos o que é igual a R$ 18.740,00. 

Outra questão que foi detalhada no documento é que o procurador de Justiça teria feito um discurso com base em religião quando na verdade ele deveria representar o Estado, que no Brasil é laico. Um Estado laico significa ser um Estado imparcial quando o assunto é religião. Os Juristas explicam que Harfouche teria ferido o artigo 5°, da Constituição  Federal que assegura o direito fundamental à liberdade de crença das pessoas. 

O grupo que é formado por advogados, juízes, promotores, defensores, bacharéis e professores ligados à área do Direito também pediu pelo requerimento um posicionamento da OAB-MS sobre a “”. Grupo de juristas faz requerimento à OAB-MS contra audiência e 'Lei Harfouche'

O projeto de lei em questão obriga que os jovens da rede estadual de ensino que danificarem as escolas serão obrigados a reparar os danos. O documento explica os principais pontos para que a lei não seja aprovada.

Entre os motivos citados, está a explicação de que a Assembleia Legislativa do Estado não tem competência de decidir sobre as regras gerais da infância e da juventude e da educação e que este papel cabe somente a União. Outro parágrafo explica que a lei iria ferir o princípio da isonomia pois só valeria para alunos de escolas públicas.

O requerimento explica ainda que pela lei, o diretor fica com a responsabilidade de administrar a punição para os jovens quando é obrigação do juiz de fazer essa tarefa além de não caber recurso para os adolescentes, o que não permite o direito de defesa.  O professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e membro do grupo, Tiago Botelho, explicou que o grupo enxerga a lei como “punitiva e sem direito a defesa”.

O projeto de lei batizado de “Lei Harfouche”, é proposta pelo deputado Lídio Lopes (PEN) e tem previsão de entrar em segunda votação nesta quarta-feira (31). 

Palestra
Na última quinta-feira (25), foi realizada uma audiência pública com a presença de milhares de pais no Estádio Douradão, em Dourados. Segundo os relatos, os pais foram obrigados a aparecer para não sofrerem multa e pena por crime de abandono intelectual. Outra reclamação dos pais foi devido ao discurso do procurador de Justiça que teria sido de cunho religioso. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Maior incêndio da história de Campo Grande completa 5 anos

Homem é preso acusado de estupro de vulnerável contra as próprias filhas quando as vítimas ainda eram crianças

Corpo de pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é identificado após 50 anos

Aluna de Autoescola denuncia instrutor por importunação sexual em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: incêndio atinge área de mata no Parque dos Poderes em Campo Grande

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida resiste a incêndio em residência no Noroeste

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Mirassol surpreende Grêmio em Porto Alegre, ganha mais um jogo e entra no G4 do Brasileirão

Últimas Notícias

Brasil

Pânico: avião da Azul é esvaziado às pressas em Brasília momentos antes da decolagem

Os passageiros foram orientados a deixar a aeronave imediatamente, sem levar malas ou pertences pessoais

Trânsito

Três pessoas morrem e quatro ficam feridas em acidente na região de Sidrolândia

Após colisão entre caminhonete e carro de passeio, latas de cerveja ficaram espalhadas pelo chão

Brasil

Adeus ao ‘bruxo da música brasileira’:  multi-instrumentista irreverente, Hermeto Paschoal morre aos 89 anos

Começou a carreira aos 14 anos: jazz,  forró e frevo; teve elogios de peso, como: Elis Regina e Miles Davis

Esportes

Com três gols de Vitor Roque, Palmeiras atropela Inter e vence por 4 a 1

Alviverde vai forte para o jogo de ida das quartas de final contra o River Plate na próxima quarta-feira