Repercussão nas redes sociais levou governo a consulta
O governo Federal deve fazer, na próxima semana, uma enquete no portal oficial do Palácio do Planalto para consultar a opinião da população em relação ao fim do horário de verão. O presidente Michel Temer (PMDB) ainda não se decidiu sobre o tema.
Como a proposta causou grande repercussão nas redes sociais, a equipe de assessoria do Palácio do Planalto resolveu realizar uma consulta popular para ajudar Temer a tomar uma decisão.
Desde 1985, o Brasil adota o horário de verão todos os anos. Em 2008, um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabeleceu definitivamente as datas de início e fim do período de economia de energia.
O horário de verão pode chegar ao fim por não estar mais sendo considerado econômico. Segundo o Ministério de Minas e Energia, entre 2016 e 2017, a economia no período foi de R$ 159,5 milhões, menor que no período anterior, de R$ 162 milhões.
A economia com o período, gerada pelo maior uso da energia solar ao invés da luz elétrica, vem diminuindo pois as pessoas estão usando mais ar condicionado no período da tarde, de maior incidência solar.