Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo reúne servidores e ouve críticas sobre reforma da Previdência

Reforma administrativa já foi encaminhada à AL
Arquivo -

Reforma administrativa já foi encaminhada à AL

Foi realizado nesta quarta-feira (22), o primeiro encontro do Fórum Dialoga, entre o governo do Estado e dirigentes dos sindicatos e associações que representam os servidores estaduais. Na pauta, o detalhamento da reforma administrativa entregue para análise da Assembleia Legislativa e a reforma da previdência estadual. Durante o encontro, os servidores não pouparam críticas à falta de discussão dos temas e até ameaçaram embate duro com o governo se a alíquota de contribuição da previdência aumentar. 

“Não vai ser feito de graça e vamos à Assembleia. Tem muita coisa para ser conversada. O debate vai ser duro como no e Minas Gerais. Se precisar, vamos acampar na Assembleia”, afirmou o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), Roberto Botareli. O sindicalista ainda questiona os números apresentados pelo governo que justificam a queda da receita estadual. 

Pelo governo, estiveram presentes os secretários-adjunto de gestão estratégica, Jader Reiff e de Administração, Édio Viegas. A falta dos titulares das pastas também foi notada e criticada pelos servidores. Reiff apresentou os pontos do governo e deixou a reunião o que foi chamado de monólogo. 

Os secretários tentaram convencer os servidores de que o projeto de reforma administrativa não passou por discussão com as categorias, pois não afeta diretamente aos servidores, e que precisava ser aprovado antes da LDO. 

Sobre as críticas com relação aos dados apresentados pelo governo estadual, Reiff disse que “os números do governo estadual estão abertos e os servidores utilizam dados divulgados como por exemplo, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Entre os números que demonstram a queda da receita, ele sinalizou o FPE (Fundo de Participação do Estado) e o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

“O projeto de reforma administrativa racionaliza os gastos e não impacta na vida dos servidores”, disse Reiff. Já a da previdência, começou a ser construída agora e essa é a primeira discussão”, disse. 

O secretário adjunto afirmou que a reforma segue o que for definido pelo Governo Federal, mas, que caso nacionalmente, o valor de reajuste da alíquota seja menor do que 14%, o estado pode até chegar os 14% em regime temporário. Esse é um dos principais pontos de reclamação dos servidores que, com isso, tem o salário impactado e não sabem nem ainda qual vai ser o percentual de reajuste. 

A maior parte da reunião foi apresentada pelo o secretário-adjunto de administração que afirmou “a reforma administrativa não interfere na vida dos servidores. Não vamos fazer nada prejudique [os servidores]”, disse.

Foto: Cleber Gellio

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos após ser atropelado por carro

Mega-Sena

Fez sua ‘fezinha’? Mega-Sena sorteia R$ 46 milhões nesta terça-feira

Emocionados, amigos e familiares se despedem de Gabriel, morto em acidente na BR-163

br-163 duplicação

ANTT autoriza início das obras de duplicação de 5,5 km da BR-163 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Paris homenageia Brasil em show da Queda da Bastilha com mil drones e luzes na Torre Eiffel

Últimas Notícias

Polícia

‘Você vai matar?’: Após atirar em rapaz que cantou música de corno, homem apontou arma para esposa

Rapaz foi ferido com um tiro no abdômen

Famosos

Maisa Silva se pronuncia após piada polêmica do Fantástico: ‘Infelizmente…’

Maisa Silva resolveu se pronunciar após deparar com uma piada do Fantástico envolvendo ela e Larissa Manoela; entenda

Cotidiano

Cadê a Nutella? Família procura gata desaparecida no Bairro Tiradentes

A felina escapou de casa na noite deste domingo (13)

Política

Promotoria fiscaliza transporte de pacientes em hemodiálise após reunião com prefeito

Ausência dos pacientes comprometeu qualidade do debate, segundo promotor