Benefício poderá ser solicitado pelo aplicativo

O governo federal lançou na terça-feira (21), o aplicativo da ‘Carteira de trabalho digitalizada’, que servirá para o trabalhador solicitar seu seguro-desemprego, além de permitir que os trabalhadores tenham em no celular todas as informações que constam no documento físico atual. 

Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no celular, é necessário entrar na loja de aplicativos do aparelho e procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e então fazer o download da ferramenta. É gratuito. 

O seguro poderá ser solicitado assim que o trabalhador receber os documentos demissionais pelo site do portal de Serviços do Emprega Brasil. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar no momento em que ele preencher o cadastro no Emprega Brasil, e não após o atendimento presencial, como ocorria.

Para o governo, o uso da plataforma  deve reduzir as filas e o tempo de atendimento nos postos do Sine, além de aumentar a capacidade desses postos de atender mais trabalhadores.

O Ministério do Trabalho informa que aplicativo ainda não substituirá a carteira de papel, mas facilitará as consultas. “Estimamos que até 70 milhões de pessoas possam baixar o aplicativo, que permitirá ao trabalhador ter consigo a Carteira de Trabalho, por onde for, permitindo que ele consulte instantaneamente suas informações pessoais e de contratos de trabalho diretamente pelo seu telefone celular”, disse o ministro Ronaldo Nogueira.