Unidade já está em funcionamento desde fevereiro

O governador (PSDB) inaugurou oficialmente na manhã desta segunda-feira (3) a Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira, primeira de ensino integral em , a 228 quilômetros de Campo Grande. Embora já esteja em funcionamento desde fevereiro, quando começou o ano letivo, a unidade ainda não ativou a biblioteca e permanece sem um único computador no laboratório de informática.

Localizada na Rua Esquilino, na Vila Roma II, essa escola tem 300 vagas e atualmente conta com 235 estudantes matriculados, que têm a oportunidade de escolher algumas das próprias matérias da grade curricular. São 13 salas de aula.

“É um projeto inovador, é uma experiência e a gente vai com certeza criar uma condição de maior aprendizado, maior acolhimento”, destacou Azambuja, ao informar ter buscado em Pernambuco a inspiração para esse modelo educacional. “Já temos esse ano 40 escolas e isso vai ser ampliado nos anos subsequentes. A escola em tempo integral acolhe melhor e cria uma condição melhor para o estudante”.

Conforme o chefe do Executivo estadual, o investimento nesse projeto é de quase R$ 8 milhões, de recursos dos governos estadual e federal. “Essa escola é a primeira em tempo integral de Dourados, de muitas que virão. Hoje nós temos já mais de 10% das escolas em tempo integral”, detalhou.

“Essa escola é o jovem autor da sua grade curricular junto com o professor, podendo diversificar os níveis de aprendizado, ter um currículo mais flexível, vocacionado para aptidão do jovem. Isso já teve avanços em outros estados, como Pernambuco que era último lugar no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e acabou alcançado o primeiro lugar com modalidades como essa, e proporcionar um ensino melhor a nossos jovens é proporcionar um futuro melhor a eles que com certeza terão um aprendizado de melhor qualidade”, ponderou.

Durante o evento, Azambuja também respondeu queixas de estudantes sobre a qualidade da merenda servida na escola, bolacha com leite. O governador garantiu que uma licitação já está em andamento para suprir esse fornecimento. Outra manifestação encampada pelos alunos da escola foi referente à reforma da previdência. Ao dialogar com uma aluna, o mandatário do governo estadual pontuou os motivos que lhe fazem considerar necessária a proposta do presidente Michel Temer (PMDB).