Ministro reúne-se com secretários para discutir situação caótica

Rose Modesto (PSDB) vice-governadora e governadora em exercício irá, junto do secretário da Sejusp (Secretaria de justiça e segurança pública), José Carlos Barbosa, até Brasília discutir medidas para enfrentar a guerra entre a facções criminosas, e medidas para enfrentar a crise do sistema penitenciário nos estados. A reunião une todos os titulares das secretarias e culmina com um acordo de adesão dos Estados ao Plano Nacional de Segurança Pública. As informações são do Notícias MS.

A reunião acontece na terça-feira (17). O grupo debate os problemas gerados pela superpopulação carcerária nos estados, com a presença do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes.

“José Carlos Barbosa e os demais secretários de segurança pública vão divulgar a execução dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), anunciados em 29 de dezembro de 2016, e apresentar sugestões para aprimoramento do sistema penitenciário”, explica o governo do Estado.

Mato Grosso do Sul tem expectativa de trazer ao debate a necessidade de maior presença da União em estados fronteiriços. “Que o governo Federal veja a necessidade de ter uma presença mais efetiva no apoio aos estados, principalmente em estados com característica de fronteira, como Mato Grosso do Sul”, declarou o secretário.

Barbosa ainda afirmou esperar “bons frutos do encontro com o ministro, para apoio do enfrentamento a criminalidade”.

“Na quarta-feira (18), Rose assina a adesão de Mato Grosso do Sul ao Plano Nacional de Segurança Pública, em evento no Palácio do Planalto, com o presidente Michel Temer . O pacto para integração, cooperação e colaboração de políticas de segurança pública será executado visando três eixos: redução de homicídios dolosos, feminicídios e violência contra a mulher; racionalização e modernização do sistema penitenciário; e combate integrado à criminalidade organizada transnacional”, complementa o governo do Estado.