Cotidiano

Golpe ‘clona’ Whatsapp para pedir dinheiro a amigos; saiba como evitar

Criminosos se passam pelo usuário para pedir dinheiro emprestado

Joaquim Padilha Publicado em 09/08/2017, às 11h16

None

Criminosos se passam pelo usuário para pedir dinheiro emprestado

Um novo golpe contra os usuários do serviço de troca de mensagens instantâneas Whatsapp está se tornando cada vez mais comum. Criminosos digitais têm invadido contas do aplicativo e pedido dinheiro emprestado em nome das vítimas.

Os criminosos se passam pelo dono da conta e pedem dinheiro a lista de contatos, levantando poucas suspeitas de amigos e parentes.

O processo todo começa com a clonagem da linha do celular. A vítima fica sem sinal, enquanto o criminoso “toma conta” do número, pedindo o dinheiro emprestado às outras vítimas do golpe.

O advogado José Carlos Rizk Filho, de Vitória, no Espírito Santo, caiu no golpe. Há alguns dias ele recebeu uma mensagem de um amigo querendo saber se alguém tinha uma conta no Banco do Brasil, em um grupo no Whatsapp.

Depois de avisar que era correntista do Banco, Rizk Filho recebeu um pedido do golpista para que depositasse R$ 1.500,00 para que fizesse uma transação bancária, que seria devolvido no dia seguinte, pois o “amigo” não possuía limite.

“Fiz a transação, mas a sorte foi que o sistema de segurança do banco travou”, conta o advogado. Após descobrir o golpe, ele alertou o amigo de que seu celular tinha sido clonado. Um outro conhecido, entretanto, caiu na jogada e perdeu R$ 900,00.Golpe 'clona' Whatsapp para pedir dinheiro a amigos; saiba como evitar

Como evitar

Para evitar cair no golpe, especialistas aconselham os usuários do Whatsapp a usarem a autenticação em dois fatores do aplicativo. Dessa forma, o app usa duas formas diferentes para validar o acesso do usuário.

Assim, para entrar no seu Whatsapp, você terá de digitar uma senha de seis dígitos, o que pode evitar que criminosos entrem na sua conta apenas com a clonagem do número celular. 

Para ativar a autenticação de dois fatores, realize os seguintes passos:

1) Entre nas configurações do aplicativo e selecione o campo “conta”;
2) Procure pela opção “verificação em duas etapas” e ative;
3) Digite a senha de seis dígitos solicitada pelo aparelho, e um e-mail para contato;
4) Pronto! Agora seu aparelho sempre irá solicitar a senha quando você quiser acessar o Whatsapp de um novo celular.  

Jornal Midiamax