Cerca de 20 pessoas participaram

Familiares de detentos, que cumprem pena em Mato Grosso do Sul, organizaram uma manifestação, na tarde desta segunda-feira (23), na Praça Ary Coelho, em . Com cartazes, o grupo pedia melhores condições para os presos em unidades prisionais de outros estados. 

Segundo uma das representantes, familiares de “irmãos” de Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e de Porto Velho (RO) entram em contato e o grupo que decidiu se mobilizar “para paralisar o Estado”.

Nos cartazes, pedidos para o fim da violência física e psicológica, uso de armas de choque e spray de pimenta e maus-tratos aos familiares nas visitas. 

-Ninguém está vendo o que está acontecendo. Eles [presos] estão sem atendimento médico, sem assistência social. Eles não estão pedindo regalias. Estão pedindo para pagar a pena de forma digna e como manda a lei. Ninguém está vendo, mas estão jogando preso contra preso. Queremos que alguém dos Direitos Humanos veja, diz a familiar.  

Ainda segundo os familiares de presos, que preferem não se identificar, a transferência dos detentos entre unidades nos estados, “desestabiliza as famílias”. 

Roraima, Rondônia, Amazonas e Rio Grande do Norte já registraram rebeliões entre detentos pertencentes às facções criminosas PCC (Primeiro Comando da Capital), que atua em São Paulo e Mato Grosso do Sul, e as duas rivais da facção paulista, o , do Rio de Janeiro e a Família do Norte, com presença nas regiões norte e nordeste. Os confrontos deixaram saldo de mortes e expuseram o caos carcerário no País.