Exército começa recapeamento com ‘garantia’ de dez anos para obra

Primeira parte deve ficar pronta em 3 semanas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Primeira parte deve ficar pronta em 3 semanas

O Exército começou nesta segunda-feira (13) a executar os trabalhos de requalificação de quatro vias em Campo Grande. A expectativa é de que o trabalho todo termine em 24 meses e que a obra tenha ‘garantia’ de dez anos. Ao todo, são  12,11 quilômetros de vias, que integrarão o futuro corredor sudoeste do transporte coletivo. O convênio entre a Prefeitura de Campo Grande e o Exército Brasileiro, foi firmado ainda na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal (PP),

Os trabalhos começaram por volta das 6h30, na Brilhante com a Rua Guia Lopes. Os recapeamento vai chegar até a Avenida Afonso Pena e deve ser concluído em até 3 semanas, dependendo das condições climáticas. O trecho inicial do recapeamento é de 1,57 km, entre as ruas Guia Lopes e Brilhante. A partir daí são mais 2,75 km até  o terminal Bandeirantes; mais 4,92 km deste local até o Terminal Aero Rancho; as  duas pistas da Gunter Hans e na etapa final, 3,87 km ao longo da Bandeirantes. O projeto prevê ainda a implantação de 6 quilômetros de drenagem.

Conforme o coronel Moacir Rangel Júnior, comandante do 3° Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro, os soldados que participam dos trabalhos começaram a receber o treinamento e orientações, em meados do ano passado, quando o convênio começou a ser definido com a Prefeitura. No momento, são 100 militares trabalhando, mas a expectativa é de que esse número aumente para até 250. 

A primeira parte do trabalho é a frisagem, ou seja, a retirada de dois centímetros do asfalto velho e, que depois, será preenchido com três centímetros de asfalto novo. Primeiro o trabalho é feito de um lado da rua e depois, na outra. Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) está no local.

Com as obras, os ônibus circularão em pista exclusiva na margem esquerda das vias e na Avenida Gunter Hans, junto ao canteiro central, com sinalização e baia de  acesso, onde haverá  o embarque e desembarque dos usuários sem riscos.

De acordo com o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fioresi, o lado esquerdo da via, onde passarão os ônibus, terá um asfalto reforçado para aguentar o peso dos veículos. “Esse trabalho estava morto, e foi ressuscitado. Vou acompanhar esses trabalhos, pois tenho que acompanhar onde é investido da população”, disse o prefeito Marcos Trad na abertura dos trabalhos. O prefeito afirmou ainda que é possível que o Exército venha até a devolver dinheiro investido no fim dos trabalhos. 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados