São para sustentar paredes de concreto que cederam com chuvas

As estruturas metálicas instaladas para sustentar as paredes de concreto do Córrego Segredo, na , bem no centro de , são temporárias, segundo a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação). As estruturas chamaram a atenção de quem passa pelo local e teve quem achou que o ‘improviso' não combinava com a beleza da Cidade Morena.

Conforme a Sisep, o motivo do desabamento, além das chuvas frequentes, foi o plantio de árvores no espaço entre a parede do córrego e a pista de rolamento. No local, deveria ter sido plantada apenas grama. Com o passar dos anos, as árvores foram aumentando de tamanho e pressionando as placas para frente.

O procedimento definitivo, segundo a Sisep, é feito com a escavação e instalação vertical do travamento – nome técnico das estruturas. Por enquanto, não será possível ser feito, pois, ainda estamos em época de chuvas e, ao lado, passa um emissário de esgoto, complicando ainda mais o serviço.

Estrutura de ferro para sustentar córrego é temporária, explica Prefeitura

A região da Ernesto Geisel tem espaço de cerca de 2,5 metros entre o córrego e a pista, local que terá de ser escavado. Outra região que passou pelo mesmo problema foi a do Córrego Bandeira, próximo à Coca-Cola. Por lá, o espaço é maior, aproximadamente 6 metros até a pista, o que favoreceu a execução de instalação do travamento vertical.

Os trabalhos feitos no foram executados por equipes próprias da Prefeitura. As estruturas foram instaladas na tarde da última quinta-feira (14), próximo à Rua 26 de Agosto. Parte da pista da Ernesto Geisel no sentido centro-bairro precisou ser interditada.