Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escolas da Reme recebem rondas de programa para intensificar segurança

Realizadas por equipes especializadas da PM
Arquivo -

Realizadas por equipes especializadas da PM

As 29 escolas da Reme (Rede Municipal de Educação) que integram o programa “Escola Segura, Família Forte”, parceira entre o Governo do Estado e a Prefeitura de , começaram nesta terça-feira (17) a receber as rondas ostensivas e preventivas que estão sendo realizadas por equipes especializadas da Polícia Militar.Escolas da Reme recebem rondas de programa para intensificar segurança

Ao todo, 60 escolas municipais e estaduais são atendidas pelo programa, lançado no início do mês e que conta com seis viaturas e 20 policiais que terão presença constante nas escolas e passarão nas unidades em horários alternados do dia, durante os turnos escolares.

O objetivo do programa, que começou a ser elaborado ainda no primeiro semestre, é atender as demandas das escolas e realizar um trabalho de auxílio no combate e prevenção dos atos de vandalismo, violência e consumo de drogas que possam ocorrer nas proximidades da escola.

Por isso, os profissionais que participam do “Escola Segura, Família Forte” receberam treinamento especial para lidar com alunos, pais e professores. A ideia é que se estabeleça um vínculo de confiança com a comunidade escolar, o que irá facilitar a aproximação dos pais e professores para relatar os problemas que observam no entorno da escola.

Essa relação de confiança é na opinião do diretor Claudemir Carvalho, da escola municipal Nerone Maiolino, no Vida Nova, um dos principais pontos do programa. A unidade conta com 1.630 alunos da pré-escola a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e funciona nos três turnos. “Nós já recebemos o apoio da Guarda Municipal e agora com a presença constante dos policiais, os pais ficarão mais tranquilos porque irá inibir a presença de pessoas estranhas nas redondezas e que possam ter más intenções”, afirmou.

Para a funcionária pública Helena Souza Burenan, mãe do aluno Gabriel, de dez anos e estudante da escola Nerone Maiolino, a aproximação entre a polícia e comunidade é fundamental para o sucesso do programa. “É importante ficar próximo dos alunos e dos pais porque assim podemos contar o que observamos também, principalmente se notarmos a presença de  indivíduos que possam abordar as crianças. Com a polícia eles serão intimidados”, destacou Helena.

Também mãe de aluno, a estagiária de Pedagogia, Sara Siqueira da Silva reforça a existência do policiamento em frente à escola, mas concorda que a proposta de aproximar os pais dos policiais faz a diferença. “Nossa confiança vai aumentar muito e é importante mostrar que o policial está ali para ser nosso aliado e parceiro. Vamos poder pedir atenção em determinadas situações suspeitas”, ponderou.

A aluna Thainara de Oliveira Amaral, do 9º ano, diz que a comunidade é tranquila, mas acredita que o reforço policial irá coibir possíveis brigas próximo da escola. “Vamos ficar mais tranquilos com a presença deles aqui”, disse.

A secretária municipal de Educação, Ilza Matheus, que acompanhou a elaboração do programa junto a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado, enfatizou que o projeto, além de contribuir com um ambiente propício para a aprendizagem, já que deixa a comunidade segura, também oportuniza aos pais, a possibilidade de apontar os problemas que ocorrem fora do ambiente escolar. “Precisamos que os pais e alunos se sintam seguros, mas também é importante ouvir as reivindicações e sugestões da comunidade. Essa união é que irá garantir o sucesso do programa”, concluiu.

Apresentação

Apesar de já ter entrado em operação, o programa será detalhado aos profissionais da Educação ainda esta semana. Na reunião, todas as dúvidas e a dinâmica de atuação dos policiais, que apresentarão um relatório diário das atividades, serão esclarecidas.

Caso observem alguma ocorrência nas proximidades da escola, os pais, comunidade escolar, diretores e professores são orientados a acionar o 190, porém o programa também visa a criação de um canal de comunicação por grupos de WhatsApp que irão integrar os profissionais das escolas atendidas..

Além das rondas preventivas e ostensivas, o “Escola Segura, Família Forte” contará com uma vertente pedagógica que dará assistência à comunidade. O objetivo é coordenar as ações de todos os projetos de prevenção já existentes na área da segurança pública.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher com bebê de 4 meses no colo é agredida por marido adolescente em Dourados

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Adriane reúne chefes dos Poderes para alinhar investimentos alusivos aos 126 anos da Capital

Condenado mais uma vez, Jarvis Pavão tem pena aumentada para 96 anos de prisão

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

Enquanto shoppings esvaziam, bairros de Campo Grande vivenciam ‘boom’ de galerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

‘Sem chão’, diz mãe de rapaz atacado por 3 pit bulls que teve artéria rompida em Campo Grande

Rapaz está em coma no hospital

Famosos

Murilo Huff expõe bastidores de briga judicial com Dona Ruth: ‘Foi ignorado’

Ao Fantástico, Murilo Huff desmentiu alegação de Dona Ruth ao expor detalhes da briga judicial que eles travam pela guarda do pequeno Léo

Transparência

Agesul suspende duas licitações para revisões dos editais

Suspensões acontecem para revisão no Termo de Referência e no edital

Brasil

Decreto sobre reciprocidade prevê rito mais célere para contramedidas provisórias

Decreto deve ser usado após anúncio sobre tarifas de Trump