Escola do Legislativo realiza seminário, cursos e coleta seletiva na ALMS
Objetivos são promover a capacitação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Objetivos são promover a capacitação
Na programação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet para este ano, estão cursos, palestras, seminário e a implantação de um programa para coleta seletiva e a destinação sustentável do lixo na Casa de Leis. Segundo a diretora da Escola, Cheila Vendrami, os objetivos são promover a capacitação, contribuindo para um Legislativo mais eficiente, em âmbitos municipais e estadual, e fortalecer a consciência cidadã.
Os preparativos para a 13ª edição do Seminário de Vereadores seguem a todo vapor. O evento reúne anualmente vereadores e assessores parlamentares de todo o Estado em uma programação específica para a atuação parlamentar e/ou relacionada às eleições. “O seminário tem uma excelente receptividade, com média de 500 participantes a cada ano, e buscamos sempre melhorar, trazendo novos temas e palestrantes”, afirmou Cheila.
Este ano, os parlamentares também serão capacitados a realizar alterações nos regimentos internos e nas leis orgânicas dos municípios. “Agora, com os novos mandatos de prefeitos e vereadores, é um momento propício para realizarem mudanças importantes nas leis das cidades, até porque isso propicia novas legislações, como as que dispõem sobre mobilidade urbana e acessibilidade”, disse. O seminário será realizado ainda no primeiro semestre, na Casa de Leis, em data a ser confirmada.
Deputados estudantes
Com o objetivo de despertar nos jovens a consciência cidadã e o interesse pela participação na política estadual, o Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense conclui a quinta edição na segunda-feira (20/2), às 14h, no Plenarinho Nelito Câmara. Cheila explicou que os alunos avaliarão os mandatos parlamentares. Posteriormente, a Escola se dedicará aos preparativos da próxima edição do programa, com eleições nas escolas estaduais previstas para outubro. “Vamos renovar os convênios, com a Secretaria Estadual de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral [TRE/MS], e organizar todo o pleito, que conta com a participação ativa das escolas e, este ano, reunirá também os estudantes do 9º ano”, informou a diretora.
Mais de 100 estudantes já participaram do projeto ao longo das cinco edições. Eles conhecem o dia a dia do Legislativo estadual, os ritos das sessões plenárias e podem propor projetos de lei, que são submetidos à apreciação dos deputados. Os parlamentares podem apadrinhar propostas e apresentá-las em plenário.
Formação dos servidores
A Escola do Legislativo também se propõe a oferecer cursos e palestras aos servidores da Casa de Leis. “Em breve, disponibilizaremos uma capacitação sobre educação financeira e estamos buscando parcerias para outros cursos”, disse Cheila. Periodicamente, a Escola recebe materiais institucionais do Senado Federal, que são entregues a vereadores, estudantes e visitantes que vêm à Assembleia Legislativa.
Atualmente, os servidores já podem ser cadastrar na plataforma Saberes, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB)/Interlegis, vinculado à Escola de Governo do Senado Federal. No site, podem se inscrever em cursos diversos, todos gratuitos, presenciais e a distância. Entre os cursos oferecidos, estão: Lei de Acesso à Informação, Cerimonial no Ambiente Legislativo, Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico, Gestão Estratégica com Foco na Administração Pública e Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul. Saiba mais aqui.
No âmbito estadual, também são oferecidos diversos cursos na Fundação Escola de Governo (Escolagov). Até dia 24 de fevereiro é possível se inscrever nos seguintes cursos a distância: Atendimento ao Cidadão, Sistema de Comunicação Eletrônica, Ética e Serviço Público, Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira, Introdução a Gestão por Competência e Legislação Aplicada à Logística de Suprimentos. Saiba mais aqui.
Sustentabilidade
Cheila informou ainda que será implantado este ano o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos na Assembleia Legislativa, para a separação do lixo na Casa de Leis. “Vamos ter a coleta seletiva de resíduos sólidos, previamente separados nos gabinetes e nas diretorias, que serão depois recolhidos pela empresa que coleta os resíduos na cidade”, disse. Segundo a diretora, serão estimuladas as práticas sustentáveis que, posteriormente, poderão inspirar os demais órgãos com sede no Parque dos Poderes. “É algo relativamente simples, que podemos muito bem fazer e que também representa um cuidado a mais com o nosso meio ambiente e a nossa saúde”, afirmou.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
Justiça autoriza transferência para presídio de MS de ex-namorada de jogador esquartejado
Rúbia Joice estava encarcerada em um presídio do Paraná
Polícia investiga corpo de homem encontrado ao lado de carro em estrada vicinal de MS
Corpo estava perto de uma plantação de cana
Ana Castela revela perrengue no especial Amigas da Globo: ‘rasgou no meu subaco’
Boiadeira ainda entregou que Maiara teve a ideia de juntá-las novamente para fazer um show feminejo para o público
Em 2024, acidentes com moto somaram 70% dos pacientes de trauma da Santa Casa
Acidentes envolvendo motos somaram 3.921 vítimas atendidas pelo hospital neste ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.