Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escândalo da carne pode prejudicar exportação de MS para Europa e EUA

Secretário vai reunir produtores na segunda para discutir sanidade  
Arquivo -

Secretário vai reunir produtores na segunda para discutir sanidade

 

A Operação Carne Fraca, deflagrada ontem, sexta-feira (17), pela Polícia Federal, repercutiu fora do país e pode ameaçar o status brasileiro de exportador de carne de qualidade, o que prejudicaria produtores sul-mato-grossenses, que deverão ser chamados para uma reunião na Semagro (Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar) na próxima segunda-feira (20).

De acordo com a assessoria do secretário da pasta, Jaime Verruck, a intenção inicial é discutir com os produtores questões relacionas à vigilância sanitária, já que Mato Grosso do Sul não figurou entre os alvos da PF, mas abriga empresas das gigantes JBS e BRF, investigadas na operação.

“Como um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina do país, Mato Grosso do Sul pode ser seriamente prejudicado caso os fatos não sejam claramente esclarecidos e pairem dúvidas nos consumidores quanto à qualidade do produto de origem local”, disse o secretário.

Na terça-feira (21), Verruck deve ir a (DF) em busca de respostas junto ao Governo Federal para minimizar o impacto da operação em Mato Grosso do Sul. Ontem, JBS e BRF viram suas ações nas bolsa caírem, preocupando investidores.

O secretário de governo da gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), Eduardo Riedel, declarou que ainda é cedo para prever impacto da operação no Estado. “Temos que aguardar ainda a reação dos mercados nas compras e não só no valor das ações”, disse o tucano ao Jornal Midiamax.

Especialistas ouvidos pela agência internacional de noticias Reuters, frisaram que o escândalo da carne pode manchar  o processo de exportação, que levou anos para se firmar em mercadores consumidores de relevância, como o europeu e o norte-americano.

As exportações de carne brasileira saltaram de US$ 2 bilhões em 200 para US$ bilhões em 2016, segundo a agência de notícias. “O importador mais exigente geralmente manda fiscalização aqui, ele não aceita qualquer coisa, ele fiscaliza antes de começar a importação, é um processo diferenciado”, disse à Reuters o analista de pecuária do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, Sérgio De Zen.

A sucursal brasileira da BBC de Londres destacou reportagem do New York Times de que o escândalo ‘lança dúvidas sobre a indústria do agronegócio no , um pilar relativamente firme da fraca economia do país. O jornal norte-americano ainda destaca que a operação é um golpe na economia brasileira, que tem ‘lutado para se recuperar de escândalos colossais na Petrobras, a companhia nacional do petróleo, e na Odebrecht, uma construtora gigante’.

“Temos que ter responsabilidade deste momento,  a União Europeia já pediu um reunião de emergência com o Ministério da Agricultura. Temos que ser rápidos na averiguação e em medidas que garantam a qualidade dos produtos brasileiros”, destacou Jaime Verruck.

Operação

Chamada de ‘Carne Fraca’, a PF apura suposto pagamento de propina a fiscais do Ministério da Agricultura, pelas gigantes JBS e BRF, para aprovação de carnes adulteradas. As fraudes incluíam mudança de rótulos, alteração da data de vencimento, e até uso de produtos químicos para tratamento das carnes.

Os jornais internacionais, como o Financial Times, também destacaram que parte das propinas arrecadas na fraude eram destinadas ao PMDB, do presidente Michel Temer. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

473,9 mil beneficiários informaram não reconhecer descontos, diz INSS

Motorista sul-mato-grossense sai ileso após caminhão carregado afundar no Rio Paraná

Dupla é condenada a quase 50 anos de prisão pelo assassinato de Gabriel nas Moreninhas

TJMS abre as inscrições para a 2ª Caminhada Todos por Elas

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

cpi bets

Na CPI das Bets, Soraya acusa influenciador Rico de promover vício em jogos on-line

Últimas Notícias

Brasil

Justiça autoriza exumação em caso de investigação de paternidade em Terenos

Ainda assim, os resultados permaneceram inconclusivos

Sem Categoria

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Cabe recurso contra a decisão

Polícia

Traficante perde controle de carro e vai parar nas margens da BR-060 com 1,3 tonelada de maconha

O motorista perdeu o controle da direção e saiu da pista

Cotidiano

Mais de 160 crianças e adolescentes indígenas recebem certidões de nascimento

A falta de registro civil é um obstáculo que ainda afeta muitas comunidades indígenas