EMHA firma acordo com moradores para autoconstrução de casas
Famílias serão reassentadas em quatro áreas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Famílias serão reassentadas em quatro áreas
Por unanimidade, moradores oriundos da Cidade de Deus entraram em acordo com a Agência Municipal de Habitação (EMHA). As famílias serão reassentadas em quatro áreas já designadas na Capital: José Teruel Filho I e II, Bom Retiro, Canguru e Vespasiano Martins.
Os moradores concordaram em receber materiais de construção e auxílio técnico para finalizar as casas localizadas nos 296 lotes previamente estabelecidos, diante da constatação de irregularidades encontradas no contrato firmado junto à Morhar Organização Social – regime de mutirão – e que agora se encontra sob análise da atual gestão municipal.
O sistema a ser adotado para que as famílias efetivamente possam habitar nesses locais será o de autoconstrução, por intermédio de recebimento de kits, com materiais de construção necessários para a finalização das moradias. A Diretoria de Habitação da EMHA ainda concederá escopo técnico às obras.
“Falamos a verdade aqui. Ou seja: o que pode e o que não pode ser feito. Todos compreenderam que é preciso dar fim na condição atual de habitação dessas famílias. Justamente por isso, houve uma aproximação significativa estabelecida entre a Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado a fim buscar uma solução a contento”, enfatizou o diretor-presidente da EMHA, Enéas Netto.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do José Teruel Filho II, Ronaldo Leão, trata-se de uma iniciativa que beneficia os moradores. “Nós mesmos vamos colocar a mão na massa, além mobilizar nossos pedreiros, eletricistas e encanadores para terminar a construção das casas, pois queremos um futuro melhor para as nossas famílias daqui para frente”, esclareceu.
Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado
Após entendimento entre a EMHA e moradores da Cidade de Deus, o diretor-presidente da EMHA se encontrou com a secretária de Habitação do Governo do Estado, Maria do Carmo Avesani. A Agência Estadual de Habitação (Agehab) se mostrou disposta a firmar um convênio com a EMHA, através da concessão dos materiais, para dar prosseguimento à construção dessas moradias.
Um levantamento será feito para avaliar a estrutura das casas, que já apresentam sinais de deterioração, além da lista de materiais necessária para tal. A linha de atuação já foi estabelecida e a parceria entre Prefeitura e Governo de MS consolidada para resolver a situação das famílias o mais rápido possível.
Para Rogério Carvalho, 30 anos, casado, pai de três filhos e morador do Bom Retiro, a autoconstrução irá resolver, de uma vez por todas, a condição atual em que se encontra os moradores da Cidade de Deus. “Pela primeira vez temos esse diálogo com a Prefeitura, que veio aqui e se dispôs a encontrar um modo de ajeitar as nossas vidas. A gente percebeu que está diferente”, constatou.
A reunião com os moradores também contou com a participação do diretor-adjunto da Emha, Ernandes da Silva, e da diretora de Desenvolvimento Social, Maria Helena Bughi.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Setor industrial abre 1,6 mil vagas em cursos gratuitos de educação profissional em MS
Em todo o Brasil, o Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos profissionalizantes
Confira quais comissões ‘brilham os olhos’ de vereadores reeleitos para a próxima legislatura
Confira a matéria especial preparada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax sobre o tema
VÍDEO: Mulher é atingida na barriga por bala perdida durante tiroteio em MS
Homem envolvido no tiroteio também ficou ferido
Precisa fazer compras de Natal? Centro de Campo Grande funciona até às 22h neste fim de semana
Se você ainda não comprou os presentes de Natal, o centro segue com horário estendido até o dia 23 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.