Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em reunião, Escola do Legislativo explica Parlamento Jovem aos diretores

6ª edição
Arquivo -

6ª edição

São 143 jovens estudantes que já participaram do Projeto Parlamento Jovem, que está na sua 6ª edição. Na tarde desta quinta-feira (22/6), a Escola do Legislativo explicou o projeto para os diretores das escolas públicas e privadas. Para o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputado Pedro Kemp (PT), que fez a abertura dos trabalhos o projeto ajuda no processo de renovação da política. Em reunião, Escola do Legislativo explica Parlamento Jovem aos diretores

“O projeto desperta a consciência política do jovem e também auxilia para despertar novas lideranças. Ajuda ainda no processo de renovar o Parlamento e apresenta um caminho porque prepara o jovem neste processo. É um momento de experiência de como funciona a Casa de Leis”. 

A coordenadora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Cheila Vendrami que conduziu a reunião técnica explicou o novo regulamento do projeto. As alterações para a próxima edição é que o mandato do deputado estudante passa a ser de dois anos, ou seja, nesta edição os deputados estudantes eleitos neste ano, terão seu mandato em 2018 e 2019. E os alunos do 8º e 9º anos podem participar o que amplia a possibilidade dos estudantes em iniciarem mais cedo a experiência no Legislativo.
 

“Essa ampliação atende a Assembleia Legislativa no sentido de teremos um número maior de participantes, mas também iniciar lá no ensino fundamental a discussão e a efetivação da participação política dos nossos estudantes”,reforçou a coordenadora. 

 “A nossa escola é de ensino médio, de período integral e dentro da nossa organização curricular, ela acaba que se expande dentro do projeto Parlamento Jovem, e houve uma identificação muito grande da participação do jovem como protagonista. Aqui ele desenvolve a autonomia, conhece melhor seus direitos, e o que eles aprendem, acaba que são multiplicadores dentro do ambiente escolar e também no familiar”, registrou o diretor da Escola Estadual Amélio de Carvalho Bais, Paulo Antônio Castaldeli. 

A escola participa do projeto desde sua 2ª edição. Já o acadêmico de direito, Carlos Henrique dos Santos, que é ex-deputado estudante das edições 3ª e 4ª, falou da sua experiência no projeto. “O Parlamento Jovem incentiva a participação política. Participar do projeto possibilitou abrir meus horizontes, não só dentro da política, mas também ajudou a nortear minha vida acadêmica e pessoal”, afirmou Carlos.

Ele também destacou que participou Jovem Senado e do Parlamento Jovem Brasileiro. Participaram também da reunião a coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Elisabete das Neves Andreo Insaurralde, representante da Secretaria de Estado de Educação (SED-MS), Márcio Aparecido Pinheiro da Silva e o representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Heraldo Bojikian. História – A 1ª edição do projeto foi em 2007. 

O Parlamento Jovem é constituído de 24 deputados estudantes titulares e 24 suplentes, eleitos entre os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio, matriculados e frequentes nos estabelecimentos de ensino de . Dúvidas – A escola que tiver interesse em participar do projeto pode acessar o site da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, ou entrar em contato, pelo telefone 3389-6261 para obter informações. 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional