Trabahadoras querem previsão de pagamento

Cerca de 15 funcionárias tercerizadas foram até a Prefeitura Municipal de , nesta segunda-feira (2), na tentativa de conseguir respostas sobre a previsão dos pagamentos do saldo salário, décimo terceiro e rescisão, com o atual prefeito Marquinhos Trad (PSD), empossado neste domingo (1º).

Pela manhã, Marquinhos se reuniu com os secretários e em seguida vistoriou o serviço de ‘tapa-buraco' em ruas da Capital.

A auxiliar de serviços gerais Cátia Oliveira, de 46 anos, contratada pela Omep, quer previsão de pagamento, afinal trabalhou por isso. “Não somos ‘fantasmas' tem folha de ponto para provar isso”, disse.

Além da previsão de pagamento, a cozinheira Ducinéia Soares, de 51 anos, quer saber se voltarão a trabalhar. “Eu moro sozinha, dependo desse salário. Precisamos saber se vamos voltar a trabalhar”, disse.

Durante agenda pública no último dia 19 de dezembro, o então prefeito Alcides Bernal (PP), disse que enquanto a questão das demissões e investigações de corrupção envolvendo as entidades não forem resolvidas judicialmente, nenhum repasse seria feito aos servidores contratados pelos convênios.

No último dia 27 de dezembro, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, desembargador João de Deus Gomes de Souza, que despacha os pedidos urgentes no recesso forense, negou a concessão de liminar impetrado pelo Senalba (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado) autorizando a Prefeitura de Campo Grande a realizar o pagamento do saldo de salário do mês de dezembro e o 13º salário dos trabalhadores contratados pela Seleta e Omep através de convênio com o município de Campo Grande. 

Porém, no mesmo dia, o juiz plantonista Geraldo Furtado de Araújo Neto, estipulou prazo de dez dias para que a Prefeitura “responda acerca de eventuais créditos da reclamada Seleta/Omep”. O magistrado ainda determinou que ofício seja encaminhado ao MPE (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) solicitando a relação de eventuais empregados fantasmas”. 

O Senalba publicou nesta segunda-feira (2), que o plantão do departamento jurídico para aqueles que tenham interesse em ajuizar ação individual, especificamente profissionais que estavam em licença maternidade ou que sofreram acidentes nos locais de trabalho, continua, de 2 a 6 de dezembro, das 8h às 12h, na sede do Senalba.

O trabalhador interessado deve apresentar cópia dos documentos pessoais, últimos holerites, carteira de trabalho (parte da foto, identificação civil, contrato de trabalho, anotações de férias e salário, anotações gerais), Ultrasson (para gestantes), certidão de nascimento do filho (para quem está em licença maternidade), extrato analítico do FGTS (Retirar em qualquer agência da Caixa Econômica Federal) e qualquer outro documento que entendam ser importante.

O Departamento Jurídico atenderá exclusivamente aqueles que de fato forem ajuizar a ação individual e que estiverem com todos os documentos necessários.