Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 2016, número de raios em MS ultrapassou 3 milhões, segundo Cemtec

Para 2017, incidência de chuva será menor
Arquivo -

Para 2017, incidência de chuva será menor

Estatísticas do site Raios Online mostraram que cerca de 3.770.576 milhões de descargas atmosféricas, os conhecidos raios, foram registradas em Mato Grosso do Sul entre janeiro e dezembro de 2016.  A página é do Grupo Storm-T/IAG da Universidade de .  De acordo com o -MS, a maior incidência dos raios foi no mês de março, com um pico de 810.579 mil raios.

O maior registro das descargas acontece no começo do ano, justamente pelo . Durante a estação as altas temperaturas e a grande umidade na atmosfera favorecem a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que são as nuvens de tempestade e tempo severo, segundo o Cemtec. 

No inverno a quantidade de raios diminui em razão de um sistema de alta pressão que abrange uma grande parte do país, e inibe a formação de nuvens, por isso o número das descargas reduz.  Em agosto de 2016, particularmente, foram altos os registro de raios se comparados aos outros meses que fazem parte do período de seca. Junho, julho, agosto e setembro. Isso aconteceu pela chegada de frentes frias no final do mês, aumentando a incidência de chuva com formação de nuvens carregadas eletricamente.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ressalta que o verão é uma estação marcada pela ocorrência de chuvas em forma de pancadas, temporais com possibilidade de granizo, ventos fortes e elevação das temperaturas.

Em 2017, o verão iniciou com a atuação de formação de sistemas de baixa pressão atmosférica, que geralmente estão associados à ocorrência de chuvas regulares e intensas que poderão estar acompanhadas de raios.

Ainda de acordo com o Cemtec, em 2017 a ocorrência de chuva será menor no mês de janeiro se comparado ao mesmo período de 2016.  A estimativa para o estado, indica maior probabilidade de chuvas irregulares, e abaixo da normal climatológica para o trimestre (janeiro, fevereiro e março) e já nas demais regiões a quantidade de chuvas devem seguir a média climatológica sob condições de neutralidade.

Um aviso meteorológico do Inmet informa que tempestades podem ocorrer nas regiões centro-norte, sul e leste de MS. Com início às 11h05 desta quinta-feira (05)  e término marcado para esta sexta-feira (06) às 12h, horário de . A velocidade dos ventos ficarão entre 40 e 60Km, por isso podem ocorrer quedas de árvores, leves alagamentos e pequenos estragos durante o evento.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Embaixada brasileira nos EUA foi pega ‘de surpresa’ por tarifaço de Trump

Presidente do União Brasil vai comandar federação com o PP

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

Conta Notarial: ferramenta pode intermediar negócios em cartórios de MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

‘Perigo’: Inmet renova alerta de baixa umidade para todo o estado nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Polícia

Ferido a facadas três vezes por ex-namorado ciumento está em estado grave na Santa Casa de Campo Grande 

Depois do crime autor foi para casa para trocar de roupa

MidiaMAIS

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Cantor de forró se apresentou em Campo Grande (MS) neste domingo

Brasil

STF ouve testemunhas de três núcleos da trama golpista; entenda como vai ser

Depoimentos serão com as testemunhas de acusação, apresentadas pela PGR

MidiaMAIS

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras divulga vencedores de concurso de poesias

Concurso de Poesias “Oliva Enciso” presta homenagem à saudosa corumbaense que ocupou a cadeira 22 da ASL