Em 2016, número de raios em MS ultrapassou 3 milhões, segundo Cemtec
Para 2017, incidência de chuva será menor
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para 2017, incidência de chuva será menor
Estatísticas do site Raios Online mostraram que cerca de 3.770.576 milhões de descargas atmosféricas, os conhecidos raios, foram registradas em Mato Grosso do Sul entre janeiro e dezembro de 2016. A página é do Grupo Storm-T/IAG da Universidade de São Paulo. De acordo com o Cemtec-MS, a maior incidência dos raios foi no mês de março, com um pico de 810.579 mil raios.
O maior registro das descargas acontece no começo do ano, justamente pelo verão. Durante a estação as altas temperaturas e a grande umidade na atmosfera favorecem a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que são as nuvens de tempestade e tempo severo, segundo o Cemtec.
No inverno a quantidade de raios diminui em razão de um sistema de alta pressão que abrange uma grande parte do país, e inibe a formação de nuvens, por isso o número das descargas reduz. Em agosto de 2016, particularmente, foram altos os registro de raios se comparados aos outros meses que fazem parte do período de seca. Junho, julho, agosto e setembro. Isso aconteceu pela chegada de frentes frias no final do mês, aumentando a incidência de chuva com formação de nuvens carregadas eletricamente.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ressalta que o verão é uma estação marcada pela ocorrência de chuvas em forma de pancadas, temporais com possibilidade de granizo, ventos fortes e elevação das temperaturas.
Em 2017, o verão iniciou com a atuação de formação de sistemas de baixa pressão atmosférica, que geralmente estão associados à ocorrência de chuvas regulares e intensas que poderão estar acompanhadas de raios.
Ainda de acordo com o Cemtec, em 2017 a ocorrência de chuva será menor no mês de janeiro se comparado ao mesmo período de 2016. A estimativa para o estado, indica maior probabilidade de chuvas irregulares, e abaixo da normal climatológica para o trimestre (janeiro, fevereiro e março) e já nas demais regiões a quantidade de chuvas devem seguir a média climatológica sob condições de neutralidade.
Um aviso meteorológico do Inmet informa que tempestades podem ocorrer nas regiões centro-norte, sul e leste de MS. Com início às 11h05 desta quinta-feira (05) e término marcado para esta sexta-feira (06) às 12h, horário de Brasília. A velocidade dos ventos ficarão entre 40 e 60Km, por isso podem ocorrer quedas de árvores, leves alagamentos e pequenos estragos durante o evento.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.