Para 2017, incidência de chuva será menor

Estatísticas do site Raios Online mostraram que cerca de 3.770.576 milhões de descargas atmosféricas, os conhecidos raios, foram registradas em Mato Grosso do Sul entre janeiro e dezembro de 2016.  A página é do Grupo Storm-T/IAG da Universidade de São Paulo.  De acordo com o -MS, a maior incidência dos raios foi no mês de março, com um pico de 810.579 mil raios.

O maior registro das descargas acontece no começo do ano, justamente pelo . Durante a estação as altas temperaturas e a grande umidade na atmosfera favorecem a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que são as nuvens de tempestade e tempo severo, segundo o Cemtec. 

No inverno a quantidade de raios diminui em razão de um sistema de alta pressão que abrange uma grande parte do país, e inibe a formação de nuvens, por isso o número das descargas reduz.  Em agosto de 2016, particularmente, foram altos os registro de raios se comparados aos outros meses que fazem parte do período de seca. Junho, julho, agosto e setembro. Isso aconteceu pela chegada de frentes frias no final do mês, aumentando a incidência de chuva com formação de nuvens carregadas eletricamente.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ressalta que o verão é uma estação marcada pela ocorrência de chuvas em forma de pancadas, temporais com possibilidade de granizo, ventos fortes e elevação das temperaturas.

Em 2017, o verão iniciou com a atuação de formação de sistemas de baixa pressão atmosférica, que geralmente estão associados à ocorrência de chuvas regulares e intensas que poderão estar acompanhadas de raios.

Ainda de acordo com o Cemtec, em 2017 a ocorrência de chuva será menor no mês de janeiro se comparado ao mesmo período de 2016.  A estimativa para o estado, indica maior probabilidade de chuvas irregulares, e abaixo da normal climatológica para o trimestre (janeiro, fevereiro e março) e já nas demais regiões a quantidade de chuvas devem seguir a média climatológica sob condições de neutralidade.

Um aviso meteorológico do Inmet informa que tempestades podem ocorrer nas regiões centro-norte, sul e leste de MS. Com início às 11h05 desta quinta-feira (05)  e término marcado para esta sexta-feira (06) às 12h, horário de Brasília. A velocidade dos ventos ficarão entre 40 e 60Km, por isso podem ocorrer quedas de árvores, leves alagamentos e pequenos estragos durante o evento.