Caixas com documentos estão nos corredores

Com a do Governo do Estado implantada em março, conselhos que faziam parte da CASC (Casa da Assistência Social e Cidadania), ligada à (Secretaria Estadual de , Assistência Social e Trabalho), foram remanejados para a Secc (Secretaria Estadual de Cultura e Cidadania), mas estão sem espaço físico no prédio da Fundação de Cultura e caixas com documentos foram deixados nos corredores. Ocorre que, segundo Athaíde Neri, o titular da pasta, não houve tempo para adequar espaço e acomodar os conselhos.

O deputado Amarildo Cruz () chegou a propor uma reunião para tratar sobre a reorganização da CASC, reunindo lideranças para tratar do assunto. Conforme informado pela assessoria do deputado, os conselhos estão sem espaço no prédio da Fundação de Cultura e as caixas com documentos estão nos corredores. Como resultado da reunião, o Athaíde deu o prazo de uma semana para avaliar a situação e informar quanto tempo vai precisar para adequar cada conselho.

“É ação de governo. Do ponto de vista de reconhecimentos de segmentos vulneráveis ou segmentos importantes – índios, negros, mulheres, jovens e LGBT -, criou-se uma subsecretaria. Vamos adequar para este funcionamento, o prédio é federal, não podemos fazer reforma, mas vamos dar condições aos conselhos. Foi um lapso temporal que causou a situação”, explica Athaide.

Casa da Assistência Social e Cidadania

A CASC está instalada atualmente na Rua Cândido Mariano, número 713, na região central. Além dos conselhos que foram realojados para o prédio da Fundação de Cultura, outros 6 conselhos permanecem na Casa. A entidade reúne conselhos de políticas e de direitos, comitês, comissões, serviços e programas sociais, que discutem ações e criam diretrizes para as políticas públicas.