Depois do Brasil, Paraguai aprova uso medicinal de derivado da maconha
Uso do óleo da cannabis foi anunciado pelo Ministério da Saúde
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uso do óleo da cannabis foi anunciado pelo Ministério da Saúde
O uso medicinal de um dos derivados da Cannabis Sativa – popularmente conhecida como maconha -, foi aprovado pelo Ministério da Saúde do Paraguai. O uso do óleo da Cannabis será regulamentado pela aprovação da importação de produtos derivados, conforme explica o jornal ABC Color.
A mesma medida foi tomada pelo Brasil em dezembro do último ano, aumentando a lista de produtos derivados da maconha, com fins medicinais, para 7. Desde 2015 a lista incluía 4 medicamentos. No último dia 16, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) incluiu a Cannabis Sativa na Lista Completa das Denominações Comuns Brasileiras (DCB), que inclui a lista de plantas medicinais.
No país vizinho, de acordo com o ministro da saúde, uma mesa de trabalho analisou a questão no âmbito da pasta e decidiu que importará a matéria prima, já que a substância tem o uso e venda proibidos, assim como no Brasil. A substância será importada dos Estados Unidos.
“Depois de uma análise minuciosa da legislação e da convecção de políticas de entorpecentes, se chegou a conclusão de que o Ministério pode facilitar o acesso da população a esse produto. Essa alternativa terapêutica permitirá diminuir a dor dos pacientes”, comentou o ministro.
Os primeiros lotes começam a chegar no país no dia 8 de junho e estarão disponíveis para os pacientes que foram cadastrados pelo Ministério, segundo o representante de Laboratórios Lasca, que irá importar o óleo.
As empresas que desejarem importar os derivados da cannabis para produzir medicamentos devem estar registradas junto a Direção Nacional de Vigilância de Saúde. Para receitar o azeite, os médicos deverão apresentar uma solicitação e cada caso será avaliado.
O governo do Paraguai autorizou, em junho de 2016, a importação de um produto derivado da maconha de uma empresa dos Estados Unidos.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Na véspera de Natal, mulher tem porco furtado de sua propriedade rural no interior de MS
O animal foi furtado na noite da última terça-feira (24)
VÍDEO: Papai e Mamãe Noel desfilam em trenó de triciclo pela Avenida Afonso Pena
Vídeo da cena inusitada circulou pelas redes sociais, nesta quinta-feira (26)
PRF inicia a Operação Ano Novo nesta sexta-feira nas rodovias federais de MS
O encerramento está previsto para a próxima quarta-feira
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.