Pular para o conteúdo
Cotidiano

Délia quer opinião popular sobre construção de presídios em Dourados

Prefeita pediu audiência pública às autoridades estaduais
Arquivo -

Prefeita pediu audiência pública às autoridades estaduais

A população de , município com mais de 220 mil habitantes localizado a 228 quilômetros de , deverá ser ouvida antes que o Governo do Estado invista qualquer centavo na construção de novos presídios na cidade. Essa é a opinião da prefeita (PR), que na tarde de sexta-feira (20), ao receber autoridades estaduais, defendeu a realização de uma audiência pública sobre o assunto.

No final de 2016, José Carlos Barbosa, que comanda a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), anunciou que parte dos R$ 31,9 milhões repassados a Mato Grosso do Sul pelo Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) seria destinado à construção de duas novas unidades penais em Dourados – um presídio masculino com 800 vagas e um feminino com capacidade para 400 detentas.

Desde que assumiu o comando do município, no entanto, Délia tem manifestado oposição a essa iniciativa. E na tarde de ontem, quando recebeu na segunda maior cidade do Estado a governadora em exercício Rosiane Modesto e o secretário de Justiça e Segurança Pública, a gestora municipal não poupou essas autoridades.

“Não somos contra a construção de presídios e, sim, em como ele vai ser feito, por isso acredito em um diálogo com a sociedade e proponho que esse debate seja feito em uma audiência pública com toda a sociedade”, ressaltou Délia, para quem “a superlotação no presídio de Dourados se dá porque a maioria dos presos não são nossos”, em referência ao número de presidiários vinculados ao tráfico internacional de drogas detidos na região.

Ainda em 2014, o Relatório do Sistema Carcerário de Mato Grosso do Sul elaborado pela Seccional da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) já apontava que 41,92% dos homens presos no Estado haviam cometido crimes previstos na Lei de Drogas, índice que saltava para 79,45% no caso das mulheres.

Apesar do apelo da prefeita de Dourados, o titular da Sejusp disse que precisa resolver o problema da superlotação do sistema carcerário em Mato Grosso do Sul.

“Todos nós concordamos, não tenho dúvida nenhuma que as causas primárias da violência é a falta de investimento na educação, saúde, lazer, esporte, cultura isso todos nós sabemos. Mas os governos falharam, alguém falhou, quando alguém pratica o crime, quem falhou não foi a segurança pública. Primeiro foi a família, depois a escola, a igreja e a sociedade como um todo”, ponderou José Carlos Barbosa, antes de deixar um questionamento: “agora nós temos um problema instalado, nós temos crimes sendo cometidos e temos presos, e o que eu faço com o preso?”.

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública disse à prefeita Délia Razuk que Dourados foi indicado para construção dos novos presídios porque é onde o problema carcerário estadual apresenta maior complexidade e por ser necessário apontar onde será aplicada a verba federal quando ela é solicitada.

Na segunda maior cidade do Estado, a PED (Penitenciária Estadual de Dourados) abriga atualmente um número aproximado de 2,4 mil presos, em um espaço projetado para menos de 800.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cepol

Homem é espancado por grupo com barra de ferro e socorrido com traumatismo craniano em Campo Grande 

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Últimas Notícias

Polícia

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Família se mudou de cidade e caderno foi deixado para trás

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

Próprio Kassab disputaria o Governo de São Paulo

Bastidores

[ BASTIDORES ] Tarifaço sobrou até para Napoleão Bonaparte

Parlamentar comparou situação com relação de Dom João VI e líder francês

Polícia

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

Foram resgatados 13 filhotes de cachorro