Incêndio começou na semana passada
Em um novo sobrevoo no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, realizado na manhã desta quinta-feira (19), o Corpo de Bombeiros contatou que o incêndio continua dentro dos perímetros de contenção estabelecidos pelos oficiais. O voo foi feito por integrantes da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar no helicóptero da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Conforme a nota divulgada pela corporação, as chamas estão nos limites do Rio Ivinhema, ao norte do parque, e córrego Fumaça, ao sul, dentro dos perímetros estabelecidos pelo comando da operação.
As equipes de combate a incêndio florestal estão atuando para manter o fogo dentro da área para preservar a Mata Atlântica, evitando que ele se propague para as demais áreas do parque ao sul.
O incêndio
Segundo tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar um raio que caiu na última sexta-feira (13) iniciou o incêndio no local.
Houve informações de que o fogo foi extinto após uma chuva no sábado (14), no entanto, na madrugada dessa segunda-feira (16), oficiais de Fátima do Sul, Naviraí, Ivinhema e Nova Andradina, foram acionados para combater as chamas.
Conforme informações do Imasul, o parque tem mais de 73 mil hectares e está localizado na Bacia do Rio Paraná e sua extensão abrange as cidades de Jateí, Naviraí e Taquarussu.