Espera ultrapassa seis horas 

Nesta terça-feira (10) termina o prazo para que contribuintes consigam desconto de 20% no pagamento do (Imposto Predial e Territorial Urbano). No último dia, a Central do IPTU, destinada ao pagamento e renegociações de dívidas ficou lotada, com espera de até mais de seis horas.

Para conseguir o desconto de 20% o pagamento deve ser á vista e o contribuinte não pode ter débitos com a Prefeitura. Por este motivo, além de contribuintes interessados em pagar o imposto, muitos foram até a Central, localizada na Rua Arthur Jorge, no Centro, para renegociar dívidas pendentes, e assim, sair da lista de inadimplentes e conseguir o desconto na tarifa deste ano.

De acordo com contribuintes que aguardavam atendimento, apenas 20 guichês estavam disponíveis para o público. Além da longa espera, muitos reclamaram do calor e da falta de acomodações, já que desde o início da manhã já não havia mais cadeiras disponíveis.

As amigas Vera Lúcia de Oliveira, de 50 anos, e Vânia Braga, de 43 anos, tiveram que se unir para conseguir renegociar dívidas e garantir desconto no pagamento do IPTU deste ano. Aguardando atendimento desde as 8 horas, as amigas se revezaram. Quando a fome apertou,  uma ficou na fila aguardando e a outra foi atrás de comida.  

Uma administradora, de 49 anos, disse que devido a grande procura, o prazo deveria ser prorrogado por mais alguns dias. “A Prefeitura precisa do dinheiro do IPTU para fazer melhorias na cidade, então que aumentasse o prazo ou espalhasse mais ponto de renegociação e pagamento pela cidade”, relata.

“Cheguei aqui às 8 horas e peguei a senha 371, agora já são quase 14 horas e ainda estão atendendo a senha 260. A demora está demais e muita gente acaba até desistindo porque bate fome, além disso o calor está insuportável”, explica a empresária Vera Lúcia.

A cabeleireira Vânia Braga lembra do dia de serviço perdido. “Estou perdendo dinheiro, ficar aqui esperando me fez perder um dia de serviço”, relata.

O atendimento na Central do IPTU, localizada na Rua Arthur Jorge, 500, Centro, vai até às 16 horas. De acordo com a Prefeitura todos os contribuintes que retirarem senhas até as 16 horas serão atendidos. 

Neste fim de semana, 1.626 contribuintes (760 no sábado e 866 no domingo) aproveitaram o plantão da Central de Atendimento e garantiram o desconto .

O desconto é apenas para pagamento à vista e o contribuinte precisa estar regular com a Prefeitura, sem débitos passados.

Quem pagar o IPTU até o dia 10 de fevereiro terá 10% de desconto.  Já os que optarem pelo pagamento parcelado em 10 vezes terá 5% de desconto. A Prefeitura também oferece desconto para os contribuintes em dívida, que podem aderir ao Refis (Programa de Conciliação Fiscal).

A Prefeitura prorrogou o prazo para os contribuintes quitarem os débitos fiscais atrasados. Quem estiver devendo o município terá até o dia 10 de fevereiro para saldar as dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviço) ou multas (exceção para multa de trânsito) na Central do IPTU.