Pular para o conteúdo
Cotidiano

Contribuinte lota central para assegurar desconto no IPTU

Espera ultrapassa seis horas 
Arquivo -

Espera ultrapassa seis horas 

Nesta terça-feira (10) termina o prazo para que contribuintes consigam desconto de 20% no pagamento do (Imposto Predial e Territorial Urbano). No último dia, a Central do IPTU, destinada ao pagamento e renegociações de dívidas ficou lotada, com espera de até mais de seis horas.

Para conseguir o desconto de 20% o pagamento deve ser á vista e o contribuinte não pode ter débitos com a Prefeitura. Por este motivo, além de contribuintes interessados em pagar o imposto, muitos foram até a Central, localizada na Rua Arthur Jorge, no Centro, para renegociar dívidas pendentes, e assim, sair da lista de inadimplentes e conseguir o desconto na tarifa deste ano.

De acordo com contribuintes que aguardavam atendimento, apenas 20 guichês estavam disponíveis para o público. Além da longa espera, muitos reclamaram do calor e da falta de acomodações, já que desde o início da manhã já não havia mais cadeiras disponíveis.

As amigas Vera Lúcia de Oliveira, de 50 anos, e Vânia Braga, de 43 anos, tiveram que se unir para conseguir renegociar dívidas e garantir desconto no pagamento do IPTU deste ano. Aguardando atendimento desde as 8 horas, as amigas se revezaram. Quando a fome apertou,  uma ficou na fila aguardando e a outra foi atrás de comida.  

Uma administradora, de 49 anos, disse que devido a grande procura, o prazo deveria ser prorrogado por mais alguns dias. “A Prefeitura precisa do dinheiro do IPTU para fazer melhorias na cidade, então que aumentasse o prazo ou espalhasse mais ponto de renegociação e pagamento pela cidade”, relata.

“Cheguei aqui às 8 horas e peguei a senha 371, agora já são quase 14 horas e ainda estão atendendo a senha 260. A demora está demais e muita gente acaba até desistindo porque bate fome, além disso o calor está insuportável”, explica a empresária Vera Lúcia.

A cabeleireira Vânia Braga lembra do dia de serviço perdido. “Estou perdendo dinheiro, ficar aqui esperando me fez perder um dia de serviço”, relata.

O atendimento na Central do IPTU, localizada na Rua Arthur Jorge, 500, Centro, vai até às 16 horas. De acordo com a Prefeitura todos os contribuintes que retirarem senhas até as 16 horas serão atendidos. 

Neste fim de semana, 1.626 contribuintes (760 no sábado e 866 no domingo) aproveitaram o plantão da Central de Atendimento e garantiram o desconto .

O desconto é apenas para pagamento à vista e o contribuinte precisa estar regular com a Prefeitura, sem débitos passados.

Quem pagar o IPTU até o dia 10 de fevereiro terá 10% de desconto.  Já os que optarem pelo pagamento parcelado em 10 vezes terá 5% de desconto. A Prefeitura também oferece desconto para os contribuintes em dívida, que podem aderir ao Refis (Programa de Conciliação Fiscal).

A Prefeitura prorrogou o prazo para os contribuintes quitarem os débitos fiscais atrasados. Quem estiver devendo o município terá até o dia 10 de fevereiro para saldar as dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviço) ou multas (exceção para multa de trânsito) na Central do IPTU.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Nelsinho Trad Donald Trump

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

inocencia

Empresa abre vagas para obras e ‘construção pesada’ em Inocência

Últimas Notícias

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área

Cotidiano

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Moradores puderam emitir documentos, ter acesso a consultas médicas e exames preventivos

Trânsito

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

Duas crianças e um adolescente, além de três adultos ficaram feridos após colisão entre carreta e picape

Brasil

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Artista e professor morreu aos 88 anos, vítima de um câncer