Locais funcionam com horários especiais

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul informou nesta semana os horários de funcionamento de serviços neste feriado de Ano Novo do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e Agenfa.

Os horários estão alterados por conta do funcionamento especial em relação aos feriados de fim de ano. Confira:

Hemosul

Entre os dias 26 e 30 de dezembro (de terça a sábado), o Hemosul da Avenida Fernando Corrêa da Costa, em , funciona em horário normal: das 7h  às 17h nos dias de semana; e das 7h às 12h no sábado. O serviço de coleta para nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2018, retornando ao normal no dia 2 de janeiro de 2018.

Também em Campo Grande, a unidade do Hemosul da Santa Casa funcionará das 7h às 12h entre os dias 26 e 29 de dezembro. Já a unidade do Hospital Regional de Campo Grande ficará fechada durante esta semana. Ambas retornarão com atendimento normal no dia 2 de janeiro de 2018.

Nas unidades do hemocentro do interior de Mato Grosso do Sul, o atendimento será das 7h às 12h, entre os dias 26 e 29 de dezembro. Os serviços de coleta de sangue param entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro, com retorno das atividades em 2 de janeiro.

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou a de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que ir acompanhado de um responsável legal ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), e levar o responsável legal assine e, então, reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

O doador tem que estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.

Agenfa

As Agências Fazendárias de Campo Grande e do interior não irão abrir durante o feriado (de 30 de dezembro a 1º de janeiro), portanto, as emissões de guias deverão ser realizadas pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Detran

Visando a continuidade no atendimento à população, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul () informa que todas as suas agências do estado funcionarão no seu horário tradicional durante o período de fim de ano.

O órgão não terá expediente na próxima segunda-feira, 1º de janeiro de 2018, feriado nacional de Ano Novo. Quanto aos exames práticos, no mês de janeiro as provas são realizadas apenas em Campo Grande e Dourados.

Quem necessitar dos demais serviços oferecidos pelo departamento, podem acessar o site do Detran-MS e verificar um posto de atendimento mais próximo que atenda às suas demandas ou entrar em contato através dos telefones 154 na capital e (67) 3368-0500 no interior do estado.

Atendimento Fácil

As unidades do Fácil – Atendimento ao Cidadão – ficam fechadas entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro – voltam a funcionar somente na terça-feira (2.1).