Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com menos 33% de inscritos em MS, estudantes ‘encaram’ Enem neste domingo

Provas começam ao meio-dia 
Arquivo -

Provas começam ao meio-dia 

Estudantes de todo o Brasil realizam a primeira fase do (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (5). Em Mato Grosso do Sul foram 92.300 inscritos, número 33,9% mais baixo do que no ano passado que atingiu 139.637, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A segunda fase ocorre no próximo domingo (12).

Hoje o exame será aplicado na área de Ciências Humanas (45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira), além da redação que tem o tema revelado somente na abertura dos cadernos. No dia 12 é a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de biologia, química e física) e Matemática (45 questões).

O horário oficial de fechamento dos portões dos locais de provas é às 13h de , portanto meio-dia em Mato Grosso do Sul. É obrigatória a apresentação de documento com foto, sendo carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Com menos 33% de inscritos em MS, estudantes 'encaram' Enem neste domingo

Levando em consideração as mais de quatro horas permitidas para o término da prova, os lanchinhos estão liberados, porém todas as embalagens devem estar lacradas por questão de segurança.

Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala. Vale lembrar que em todas as salas há um fiscal responsável por verificar se todas as exigências estão sendo cumpridas.

Itens proibidos

É o proibido o uso de lápis, chaves, livros, manuais, borracha, anotações, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, impressos, lapiseira, óculos escuros, caneta de material não transparente, dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes).

Regional

Do total de participantes de Mato Grosso do Sul, 57,8% são mulheres e 42,2% são homens. Neste ano, a maioria tem entre 21 e 30 anos (31.365), seguido dos que têm entre 31 e 59 anos (16.647) e 17 anos (11.460). Os idosos também entraram na lista e, ao todo, 179 pessoas com 60 anos ou mais vão fazer a prova.

Dos participantes, 30,9% são pagantes; 48,8% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função de Lei ou do Decreto; e 20,3% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino; 64,4% já concluiu o Ensino Médio; 23,7% é concluinte este ano.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Câmeras flagram ex-detento cumprimentando suspeito antes de execução na fronteira

Instituições beneficentes de Campo Grande recebem doações de 15 toneladas de alimentos

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Defesa nega agressão à jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Últimas Notícias

Mundo

Ministro iraniano diz que negociações por acordo nuclear só são possíveis sem pressão

Representante do Teerã afirmou que todas as partes precisam estar pontas para negociar acordo nuclear

Brasil

Antes de operação, Eduardo Bolsonaro ironizou Moraes com fala sobre porta aviões no Paranoá

Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo ainda direcionou mensagens ao vice-presidente do Brasil

Brasil

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Ex-presidente não escondeu a surpresa e indignação após ser alvo da operação da PF

Transparência

Funai notifica proprietários sobre estudo para demarcar terra indígena em Dourados

Funai expediu 16 notificações, alegando que não conseguiu informar proprietários sobre inclusão de áreas em estudo de demarcação anunciado em 2016