Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com menos 33% de inscritos em MS, estudantes ‘encaram’ Enem neste domingo

Provas começam ao meio-dia 
Arquivo -

Provas começam ao meio-dia 

Estudantes de todo o realizam a primeira fase do (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (5). Em Mato Grosso do Sul foram 92.300 inscritos, número 33,9% mais baixo do que no ano passado que atingiu 139.637, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A segunda fase ocorre no próximo domingo (12).

Hoje o exame será aplicado na área de Ciências Humanas (45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira), além da redação que tem o tema revelado somente na abertura dos cadernos. No dia 12 é a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de biologia, química e física) e Matemática (45 questões).

O horário oficial de fechamento dos portões dos locais de provas é às 13h de , portanto meio-dia em Mato Grosso do Sul. É obrigatória a apresentação de documento com foto, sendo carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Com menos 33% de inscritos em MS, estudantes 'encaram' Enem neste domingo

Levando em consideração as mais de quatro horas permitidas para o término da prova, os lanchinhos estão liberados, porém todas as embalagens devem estar lacradas por questão de segurança.

Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala. Vale lembrar que em todas as salas há um fiscal responsável por verificar se todas as exigências estão sendo cumpridas.

Itens proibidos

É o proibido o uso de lápis, chaves, livros, manuais, borracha, anotações, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, impressos, lapiseira, óculos escuros, caneta de material não transparente, dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes).

Regional

Do total de participantes de Mato Grosso do Sul, 57,8% são mulheres e 42,2% são homens. Neste ano, a maioria tem entre 21 e 30 anos (31.365), seguido dos que têm entre 31 e 59 anos (16.647) e 17 anos (11.460). Os idosos também entraram na lista e, ao todo, 179 pessoas com 60 anos ou mais vão fazer a prova.

Dos participantes, 30,9% são pagantes; 48,8% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função de Lei ou do Decreto; e 20,3% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino; 64,4% já concluiu o Ensino Médio; 23,7% é concluinte este ano.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

Caminhão com casal de idosos tomba após carreta forçar ultrapassagem na BR-262

Operação em roças clandestinas da fronteira com MS elimina 63 toneladas de maconha

Neblina em Campo Grande

Frente fria avança e prédios ‘somem’ em meio a neblina de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Ator de Pantanal abandona igreja após pai se assumir gay: ‘Fiquei confuso’

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Daniel Palomares, 51 anos, sempre sonhou em viajar de carro aos EUA

MidiaMAIS

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Voluntários buscam quebrar inseguranças com a doação que salva vidas

Política

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

A proposta está tramitando na Assembleia Legislativa e passará por análise da CCJR

Transparência

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Projetos prometem conscientização, mas não focam em ciclovias na Câmara de Campo Grande