Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com lombadas e radares desligados há 6 meses, acidentes aumentam

Licitação da nova empresa não tem data para sair
Arquivo -

Licitação da nova empresa não tem data para sair

Os e lombadas de – sob gestão da Prefeitura – estão desligados há cerca de 6 meses. O resultado? Os acidentes aumentaram. O prefeito Marquinhos Trad (PSD) declarou, neste sábado (27) que os últimos meses, em especial o mês de maio, registraram aumento. A Prefeitura, no entanto, não tem data para licitar uma nova empresa para fornecer os equipamentos.

“As pessoas hoje só obedecem quando tocam no bolso delas, a razão disso é que nesses meses, inclusive do maior amarelo, aumentou o número de acidentes, porque todos estão sabendo que as lombadas não estão funcionando”, comentou o prefeito.

Os aparelhos estão inativos devido ao encerramento do contrato de operação e locação dos aparelhos com as empresas Perkons e Cidade Morena. Desde o final do ano passado, os radares da Capital operados pela Perkons, 66 ao todo, estão impedidos de aplicar autuações por excesso de velocidade e desrespeito ao sinal vermelho. Também foram desligados os “Olhos Vivos” administrados pelo Consórcio Cidade Morena, que controlava o avanço de sinal, parada na faixa e velocidade e as lombadas eletrônicas.

O contrato entre a Perkons e a Prefeitura foi firmado em 2010, mas de acordo com a empresa, o Executivo municipal não a procurou para discutir um novo acordo. Em julho do ano passado, a falta de pagamento por 11 meses da prefeitura pela prestação do serviço fez com que a empresa também desligasse os radares. A dívida do município chegava a R$ 6 milhões.

A Perkons informou que a dívida do município foi quitada, e explicou que os radares continuam ligados, porém não estão multando. “Essa foi uma decisão da empresa para que os limites de velocidade continuem sendo respeitados na cidade, e tem o intuito de proteger a vida e garantir a segurança viária, beneficiando a população, princípios da fiscalização eletrônica de trânsito”, diz trecho de nota publicada.

A Prefeitura e o governo do Estado movem, juntos, campanha de enfrentamento à violência no trânsito, o Maio Amarelo. Este mês, no entanto, Campo Grande já bate recordes nos números de acidentes: 190 até o dia 7, 10% a mais do que no mesmo período em 2016. Além do aumento, o período registrou 2 mortes, quando, e em 2016 nenhuma foi contabilizada no mesmo intervalo de tempo.

Denúncia

No ano passado, o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) apurou que 22 equipamentos instalados para aplicar multas no trânsito em Campo Grande, como radares e lombadas, funcionaram irregularmente no período de julho de 2015 a abril deste ano. A irregularidade nos equipamentos de multa foi identificada, por exemplo, na Avenida Gury Marques em frente ao Terminal Rodoviário. Ali o acessório da Perkons estava com a aferição vendia entre os dias 15 a 21 de julho de 2015.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Polícia prende autores de roubo à mão armada em panificadora de Nova Andradina

lula lei

Lei que entrou na Câmara no 1º mandato de Lula entra em vigor após 19 anos

Força-tarefa de tapa-buracos será iniciada na segunda em Campo Grande

Mamãe onça e filhotes surpreendem turistas a caminho de pesca no Pantanal 

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Márcio de Camillo homenageia Geraldo Roca em show gratuito em Dourados neste sábado

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Drive da Vacinação’ forma fila extensa de carros e espera chega a 40 minutos 

Até 11h, 500 doses já haviam sido aplicadas; expectativa é vacinar mil pessoas até o fim do dia

Cotidiano

Com dinheiro em caixa, Adriane pretende cumprir a meta de zerar fila por vagas em Emeis

Prefeita de Campo Grande disse que o município toca oito obras, algumas delas paradas há quase duas décadas

Cotidiano

Serc/UCDB realiza venda de sobá para custear viagem à Supercopa de Futsal em SC

Ainda há ingresso disponíveis para quem quiser adquiri o sobá e colaborar com a participação da equipe sul-mato-grossense na Superliga de Futsal

Famosos

Rebecca é atingida por barra de ferro que despencou de prédio: ‘Caí no chão’

Enquanto caminhava por uma calçada de Copacabana, Rebecca foi surpreendida por um ferro que despencou do alto de um prédio; saiba detalhes