Com frota velha e diferença em calendário, ano letivo começa sem transporte escolar
Problema é registrado em cidades do interior
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Problema é registrado em cidades do interior
Ônibus velhos e a diferença entre o calendário letivo das escolas das redes municipais e estaduais de ensino em Bandeirantes e Rio Verde, ambos os municípios na região norte de Mato Grosso do Sul, deixaram alunos sem transporte escolar nos primeiros dias de aula.
Em Bandeirantes, a 68 quilômetros de Campo Grande, o ano letivo da Rede Estadual de Ensino teve início no último dia 13, porém, os ônibus escolares não estavam disponíveis. “As aulas começaram e os alunos simplesmente não tinham como ir para a escola”, relata uma mãe, que prefere não se identificar.
De acordo com as informações, os ônibus começaram a circular na segunda-feira (20), quando começaram as aulas da Rede Municipal. Pais de alunos afirmam que os veículos apresentaram problemas durante o transporte dos estudantes. “Os ônibus quebraram e os alunos ficaram horas nas estradas”, destaca.
A precariedade do transporte escolar no município foi informada em matéria publicada em março de 2016. Na ocasião, o vice-presidente da Associação Roda Vida, Ezequiel Pero Moura, disse que os ônibus estavam com latarias amassadas, estofamento rasgado, manutenção irregular e sem placa dianteira.
A equipe de reportagem do Jornal Midiamax conversou nesta quarta-feira (22) com a secretária de Educação de Bandeirantes, Clarinda Ângela da Silva Moreira, mas, depois de falar a respeito do assunto, ela disse que as informações só poderiam ser publicadas com permissão do prefeito Álvaro URT (DEM), que não autorizou as declarações.
Precariedade –
Em Rio Verde de Mato Grosso, distante 194 quilômetros da Capital, o problema do transporte escolar se repete. “O negócio aqui está bem bagunçado e a situação só piora. Neste ano já começamos com os ônibus escolares fundindo os motores. Não melhoram o transporte coletivo do município”, observa Antonina Cândido de Mendonça, que representa os pais de alunos da região.
Morando em uma fazenda a 35 quilômetros da cidade, Enilda Ferreira dos Anjos, de 42 anos, relata as dificuldades para manter o filho, de 13 anos na escola.
“Meu menino sai de casa às 4h15 e chega depois das 14h30. Teve um dia que o ônibus estragou e ele chegou em casa depois das 16 horas. Essa situação é uma falta de humanidade, desrespeito com as crianças. Os motoristas almoçam em casa e os nossos filhos só comem quando chegam da escola. A gente tenta conversar, mas estamos abandonados, não temos a quem recorrer”, lamenta.
Mário Alberto Kruger (PSC), prefeito da cidade, admite o problema no transporte coletivo. “Os ônibus escolares percorrem cerca de 2.200 quilômetros diariamente. Temos 135 pontes, 40 pinguelas e com essas chuvas os veículos deterioram. Nossas estradas estão em péssimas condições. Queremos arrumar, mas tem de parar de chover.
O prefeito confirma que algumas crianças chegam em casa 12 horas depois do horário que saem para as escolas, no entanto, assegura que o município oferece as refeições durante esse período. “Aos que estudam cedo, damos o café da manhã, lanche e almoço. Os que chegam à tarde, almoçam, lancham e jantam. Nos responsabilizamos com todos os alunos da rede municipal, mas já os do Estado não é da nossa competência”, frisa.
Segundo o Kruger, o município conta com 15 ônibus escolares que atendem cerca de 230 alunos da rede estadual e outros 140 do município. Do total de veículos, quatro devem ser substituídos em pouco menos de 30 dias e está prevista a compra de outros três novos veículos, porém, o prazo de aquisição não foi definido.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
No último dia de campanha, candidatos à prefeitura de Campo Grande fazem carreatas e miram indecisos
Candidata caminhou no Centro da cidade ao lado da ministra das Mulheres Cida Gonçalves
Motociclista com carretinha perde controle e morre ao bater de frente com carro em Dourados
Gilson Alves da Silva Brito trabalhava com entregas quando invadiu pista contrária
Campo-grandense é encontrado morto em quarto de hotel com nove celulares em MS
Perícia também apreendeu documentos do quarto onde o homem estava
Homem morre em casa e corpo é encontrado por vizinhos em Corumbá
No registro policial não há informações detalhadas sobre o estado da vítima e se havia indícios de violência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.