Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com clima favorável, plantio de soja é concluído em Mato Grosso do Sul

Estimativa da primeira safra é de 8,3 milhões de toneladas de grãos.
Arquivo -

Estimativa da primeira safra é de 8,3 milhões de toneladas de grãos.

O plantio de soja da safra 2017/2018 em Mato Grosso do Sul está concluído, informou a (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira (7). O desenvolvimento das lavouras é satisfatório e o clima é favorável para desenvolvimento das plantas. A estimativa para a primeira safra de 2018 é de uma produção de 8,3 milhões de toneladas de grãos.

Conforme a Aprosoja, na região norte, que compreende os municípios de Sonora, Costa Rica, Chapadão do Sul e Pedro Gomes, os produtores estão tendo dificuldades no manejo do capim amargoso e buva.

Sobre as pragas, há registro de lagartas entre média e alta incidência, e percevejo entre baixa e média incidência. Não há ocorrência de doenças na região no momento. Mesmo com essas ocorrências de pragas e plantas daninhas, segundo a Aprosoja, o desenvolvimento da cultura segue com normalidade.

Nas áreas do sudoeste do Estado, nas cidades de Maracaju, , Anastácio, Bonito e Jardim, há manifestação das mesmas plantas daninhas e alguns produtores estão fazendo controle com capina manual e arranquio.

Nesta região, há baixa incidência de lagartas e alta incidência de percevejo, mas sem manifestação de doenças. As lavouras aparentam estar bem nutridas apesar da incidência de percevejos e o clima é favorável para seu desenvolvimento.

Desenvolvimento

Nos municípios de Bandeirantes, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Rochedo e , centro do estado, além do capim amargoso e da buva registrados também ao norte, há incidência de capim pé de galinha, que também tem sido de difícil controle.

Sobre as pragas, há baixa ocorrência de caramujo e percevejo, e média incidência de lagartas. Não há registro de doenças no momento.

No sul do estado, em Rio Brilhante, Itaporã, Douradina e Dourados, as plantas daninhas também têm dado trabalho no manejo, e há baixa incidência de lagartas, percevejo e pulgão, assim como de doenças.

A mesma realidade se repete no sudeste do Estado, nas cidades de Jateí, Novo Horizonte do Sul, Iguatemi e Mundo Novo. Mesmo assim, as lavouras também aparentam estar bem nutridas e o clima tem contribuído para o desenvolvimento das plantas.

Na região de fronteira, ao sul, que compreende Laguna Carapã, Ponta Porã e Aral Moreira, foi registrada a presença de capim amargoso e buva, com incidência entre baixa e alta. O manejo é de difícil controle.Com clima favorável, plantio de soja é concluído em Mato Grosso do Sul

 A ocorrência de pragas é baixa, tanto de lagartas, cigarrinha, pulgão e percevejo. Não há ocorrência de doenças na região no momento e as lavouras também continuam se desenvolvendo bem e com clima favorável.

Estimativas

A associação estima que MS tenha uma área total de 2,5 milhões de hectares. O volume de grãos da primeira safra do próximo ano é, conforme as projeções, de 8,3 milhões de toneladas e a produção seja de 54,0 sc/ha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Últimas Notícias

Sem Categoria

Eduardo Bolsonaro confessa trabalhar para que senadores não tenha êxito nos EUA

Para o filho do ex-presidente, missão “está fadada ao fracasso”

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas