O atendimento é feito de forma agendada

O projeto Farmácia Clínica foi ampliado para atender em 22 unidades de saúde, em regiões distintas da Capital. O trabalho é feito por farmacêuticos que esclarecem a forma correta de utilização de cada remédio assim como a eficácia e conciliação de medicamentos. O trabalho foi implantado pela Assistência Farmacêutica da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e os medicamentos são fornecidos gratuitamente. O tratamento era feito em 12 unidades de saúde, sendo ampliado para mais 10 unidades.

De acordo com a prefeitura, o profissional presta um atendimento individualizado ao usuário para esclarecer a forma correta de utilização de cada medicamento assim como para verificar a eficácia e segurança do tratamento, além da verificação de interação medicamentosa, conciliação de medicamentos, adesão ao tratamento, orientação sobre automedicação e plantas medicinais, solicitação de exames laboratoriais para acompanhamento do tratamento e encaminhamentos para outros profissionais de saúde.

Com o avanço da idade da população, é cada vez mais comum o número de idosos que usam vários medicamentos ao mesmo tempo, e com isso, a chance de problemas relacionados ao uso destes medicamentos ou até mesmo a não adesão ao tratamento aumentam.

O usuário interessado no atendimento deve procurar o farmacêutico da unidade e programar uma consulta farmacêutica. O serviço é oferecido nas 22 unidades básicas de saúde de forma agendada.Com aplicação, 22 bairros terão atendimento farmacêutico individualizado na Capital

O acompanhamento dos pacientes em relação ao tratamento e ao uso racional dos medicamentos começou a ser desenvolvido no ano passado em e é considerado um modelo inovador.

Confira as unidades de saúde que oferecem o serviço de atendimento farmacêutico individualizado:

UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) , Botafogo, Aero , Estrela D’Alva, Alves Pereira, Itamaracá, Macaúbas, Zé Pereira, Cidade Morena e Tarumã; UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Universitário, Silva Regina, Pioneiro, Jockey Clube, Carlota, Coophavilla, Coronel Antonino, Caiçara, Moreninha, Indubrasil, Tiradentes e Dona Neta.