Feitas com galão de água

Vinte e seis lixeiras ecológicas e uma placa de alerta foram instaladas pela Prefeitura de na Lagoa Maior, por meio da SEMEA (Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio) com a ajuda dos alunos da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão e do CEI (Centro de Educação Infantil) Diógenes Lima.Com ajuda de alunos, Prefeitura instala lixeiras ecológicas em lagoa de Três Lagoas

Segundo as informações, as lixeiras são feitas de galão de água e foram doadas pelo ambientalista Manoel Pimenta e foram colocadas entre as lixeiras já existentes ao redor do lago.

 “Essa é mais uma ação da Semana de Meio Ambiente e, para que tenha um efeito real, o Manoel Pimenta convidou esses alunos a participarem, pois são eles, a nova geração, que levarão para suas casas o exemplo”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti.

Para os professores a ação complementa aquilo que vem sendo ensinado em sala de aula. “Eles aprenderam, dentro da escola, a faze compostagem, realizamos ações de coleta de ligo na Lagoa Maior e também plantamos árvores. Acho muito interessante o envolvimento deles, pois entendem o quão importante isso é”, disse Ednir Abadia da Silva, professora da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão.

Crianças de quatro e cinco anos, do CEI Diógenes de Lima também participaram da ação e ajudaram na instalação de uma placa de alerta, também doação de Manoel. “Nós também realizamos diversos trabalhos sobre meio ambiente com eles em sala de aula. Essa é uma aula prática, podemos dizer, e é muito importante para que eles assimilem melhor o conteúdo aprendido em sala”, ressaltou a coordenadora Maria Aparecida Dias.

Ainda de acordo com as informações foram colocados adesivos de alerta, tanto nas lixeiras quanto nas placas, para informar sobre a importância de preservar os locais, a proibição de pescar, nadar e, principalmente de se aproximar dos animais que habitam os lagos. “Estamos fazendo nossa parte, precisamos da colaboração da população”, finalizou Pimenta.

A ação também contou com a presença do vice-prefeito de Três Lagoas, Paulo Salomão, que destacou a relevância da participação das crianças. “Temos que educar essa geração, pois além de estarem mais sensíveis a aprenderem, ainda lavam a informação para casa e cobram seus pais”.