Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Coalizão’ de movimentos de trabalhadores sem-terra ocupa Incra e espera por senador

Reforma agrária está parada no Estado
Arquivo -

Reforma agrária está parada no Estado

Oito movimentos de trabalhadores sem-terra ocuparam, na manhã desta segunda-feira (28), a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em . Os sem-terra foram a ‘Coalizão do Estado’, e cobram a retomada da pauta de reforma agrária negociada há vários anos e que nunca saiu do papel.

A expectativa dos sem-terra é de que pelo menos mil pessoas participem da mobilização. Durante a manhã, foi feita uma reunião com o superintendente do Incra, Humberto César Mota Maciel. De acordo com o José Beda, representante do MVT (Movimento Vitória na Terra), os trabalhadores começaram a chegar ao Incra por volta das 4 horas. “Estamos aguardando a presença do senador Pedro Chaves e vamos ficar aqui até desenrolar a situação.

O representante do MAF (Movimento da Agricultura Familiar), Rodionei Merlin explica que entre as reivindicações estão a desapropriação e a aquisição de terras no Estado para a reforma agrária. Além disso, o recadastramento das famílias, pois os últimos dados sobre a situação dos acampados são antigos. Seriam, 17 mil famílias acampadas no Estado.

‘Coalizão' de movimentos de trabalhadores sem-terra ocupa Incra e espera por senador

Merlin diz ainda que estrutura da superintendência do Incra em Mato Gross do Sul é uma das piores do país, piorando o problema dos sem-terra no Estado. “É a pior que tem no Brasil. Só a dívida do Incra com fornecedores é de R$525 mil e não tem recursos para fazer nada”.

Participam da ocupação os movimentos: MAF (Movimento da Agricultura Familiar), OSLT (Organização Social na Luta pela Terra), MAR (Movimento Agrário Rural), MTR (Movimento dos Trabalhadores Rurais), MAC (Movimento da Agricultura Camponesa) e MASC (Movimento Agrário Social Cristão), MVT (Movimento Vitória na Terra) e MSB.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

hospital regional

Com câncer raro, mulher espera por oncologista há cinco dias no Hospital Regional

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Jornalista da GloboNews presta homenagens a publicitário campo-grandense

Últimas Notícias

Cotidiano

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Animais de estimação desapareceram no dia 16 de julho, na região da Mata do Jacinto

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR

Mundo

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

ã. Até agora, socorristas locais encontram 34 corpos e socorreram 11 pessoas com vida

Esportes

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Galo precisava de combinação de resultados para seguir na competição