Convênio foi assinado em dezembro

– distante 300 km de Campo Grande – foi contemplada pelo projeto Cidades Digitais, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, e receberá infraestrutura de rede. A gestão do projeto será compartilhada, entre a União e a Prefeitura da Cidade. As informações são do site Bonito Informa.

O convênio foi assinado no último dia 30 de dezembro, e prevê início do projeto logo após a assinatura. O ‘Cidades Digitais' busca modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia, conforme explica o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Atua nas seguintes frentes: Construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; Disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras; Capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede e Oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

O programa passou a integrar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em 2013. Foram em 2013 e selecionou 262 municípios de até 50 mil habitantes. Desde 2016, o programa tem financiamento por meio de recursos das emendas parlamentares. O Ministério é o responsável pela implantação da infraestrutura de redes (sub-rede de distribuição), dos módulos obrigatórios dos aplicativos de governo eletrônico e pela formação de servidores públicos.

No site do PAC, que foi atualizado pela última vez em junho de 2016, Aquidauana, 143 km da Capital, Sidrolândia, distante 70 km de Campo Grande e Terenos, distante 28 km da Capital. Os projetos das três cidades tem um orçamento total de R$3,528 milhões.