Pular para o conteúdo
Cotidiano

Casa da Mulher Brasileira aponta registro diário de 32 ocorrências na Capital

Evento discute violência contra a mulher
Arquivo -

Evento discute violência contra a mulher

São registrados em média por dia em Campo Grande 32 casos de violência contra a mulher na Casa da Mulher Brasileira. Por mês, cerca de 980 a 1,3 mil ocorrências são feitas. Os dados são da Casa, que participa nesta quarta-feira (29) da programação dos “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

O evento é promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Casa de Leis, por meio do Projeto Câmara Participativa na Escola Professora Maria Tereza Rodrigues, no Santa Emília.

Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Carla Stephanini explicou que o evento não deve ter a presença só de mulheres e agradeceu a presença dos vereadores homens, que são 27 dos 29 parlamentares. Entretanto, apenas oito deles foram ao projeto.

“A violência vem do machismo, que mata. E é preciso fazer uma desconstrução social do sexismo que gera essa violência e mata mulheres”. Entre janeiro e outubro deste ano, foram 13 tentativas e cinco casos consumados de somente em Campo Grande.

Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Tai Loschi, explicou não ser à toa que Campo Grande teve implantada a primeira Casa. “Nós temos um registro muito alto de violência contra a mulher e feminicídio. Somos 200 funcionários que dão assistência sob sigilo”.

Tai também destacou o serviço de patrulha da Guarda Municipal, que pode ser acionado via 156, 190 ou 180. Após registrar o boletim de ocorrência, a patrulha faz rondas, evitando que o agressor fique por perto da casa da vítima quando há notificação para que o mesmo deixe a casa.

Na Casa, são atendidas mulheres e seus filhos por até 48 horas. E, quando necessário, elas sçao encaminhadas para um abrigo com as crianças, de acordo com a coordenadora.

16 dias de ativismo

A campanha mundial “16 dias de Ativismo de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público.Casa da Mulher Brasileira aponta registro diário de 32 ocorrências na Capital

A campanha, realizada em escala mundial de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, a 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, também tem o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.

Apresentando calendários adaptados à realidade de cada país, no , considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, a campanha inicia-se no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se estende até o dia 10 de dezembro, passando pelo 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Evento que elegerá ‘Miss Vira-Lata’ acontece neste domingo em Campo Grande

Ao pedir água, homem rouba carro de pastor às margens da BR-040

Rapaz sofre descarga elétrica e cai de telhado enquanto realizava serviço em MS

Gonet defende julgamento de Bolsonaro no STF

Notícias mais lidas agora

Com aumento de 54% nas vendas no Pix, comerciantes de MS enfrentam ‘crise do troco’

Deputado Brazão, acusado da morte de Marielle, coloca tornozeleira e deve deixar MS

Fundação de Cultura repassa R$ 6 milhões para Festival América do Sul

Carreta carregada com gado tomba na MS-395 entre Brasilândia e Taquarussu

Últimas Notícias

Polícia

Homem encontrado morto em Anhanduí é identificado e localizado com ferimentos na cabeça

Vítima estava desaparecida desde a quinta-feira (10) quando foi tomar banho em córrego com dois amigos

Le Blog Maria Antonia

Em mais uma aparição surpresa , Papa Francisco visita Basílica Santa Maria, Maior para rezar

Mesmo em recuperação de uma pneumonia bilateral grave, o papa Francisco, de 88 anos, continua surpreendendo os fiéis com aparições públicas.

Polícia

Deputado Brazão, acusado da morte de Marielle, coloca tornozeleira e deve deixar MS

A soltura do parlamenta ocorreu após a decisão do ministro Alexandre de Moraes

Le Blog Maria Antonia

Morre Ted Kotcheff, diretor de “Rambo”, aos 94 anos

O renomado cineasta canadense Ted Kotcheff faleceu aos 94 anos. De acordo com informações do site TMZ, o filho do diretor, Thomas Kotcheff, revelou que ele morreu pacificamente na sexta-feira (11), cercado pela família em um hospital no México. A causa da morte não foi divulgada. Kotcheff ficou mundialmente conhecido por dirigir Rambo – Programado … Continued