Pular para o conteúdo
Cotidiano

Capivaras do lago do Shopping estão sendo abatidas para virar linguiça

Parque abandonado tem superpopulação de capivaras.
Arquivo -

Parque abandonado tem superpopulação de capivaras.

Introduzidas no Lago do Parque Arnulpho Fioravante localizado em frente ao Shopping Center de há quase trinta anos por um policial já falecido as capivaras se multiplicaram.

Atualmente são centenas delas que vivem naturalmente no Parque, mas vem causando sérios transtornos já que os animais durante a noite atravessam o asfalto e chegam até o shopping.

Uma mulher que estava numa motocicleta morreu depois de atropelar uma delas. Os carrapatos que parasitam os corpos das capivaras também são um problema para a população do entorno do lago e para os usuários do parque.

No início da semana o Midiamax recebeu uma denúncia anônima dando conta que “caçadores urbanos” estão entrando no parque durante a noite e levando as capivaras para fazer linguiça.

Conforme a denúncia que está sendo apurada pelo Midiamax, os caçadores entram pelos fundos do Parque onde não existe mais portão e com armas específicas atiram dardos tranquilizantes nas capivaras que depois de imobilizadas são transportadas para outro local.

Pelo exotismo da espécie, qualidade da carne e prazer pela caça as capivaras estariam sumindo aos poucos do Parque. Conforme a denúncia a carne dos animais abatidos estariam sendo transformadas em linguiça que estariam sendo levadas até para outros estados.

O Midiamax esteve no quartel da Policia Militar Ambiental de Dourados que funcionada dentro do próprio parque onde vivem as capivaras, mas não conseguiu falar com o comandante que está numa missão do Parque do e deverá voltar apenas na terça ou quarta-feira.

No início, há três décadas eram apenas dois casais de capivara introduzidas pelo policial que ocupava uma pequena chácara ao lado do Parque. Pela qualidade do lago, pela abundância de alimentos e pela tranquilidade do local que não é frequentado pela população, pois há muito tempo está abandonado, os animais encontraram o lugar perfeito para viver e se reproduzir.

As águas do lado do Parque Arnulpho Fioravante desembocam no córrego Paragem e normalmente as capivaras deveriam se espalhar pelo leito e margens, mas isso não acontece por causa de uma comporta que impede a passagem dos animais. Somente nos dias de enchente é que alguns animais acabam passaram para o outro do lado da comporta, seguindo pelo córrego até chegar ao Rio Dourados.

Os “possíveis” caçadores, conforme a denúncia participariam fóruns secretos na internet onde comentam o assunto e até trocam receitas de pratos com a carne da capivara. Umas das receitas é justamente da linguiça de capivara.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
upa

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

Homem tem vísceras expostas após ser esfaqueado durante briga em MS

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

fogo no Pantanal

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Universidade oferece serviços jurídicos gratuitos no Nova Lima

Atendimento acontecerá na Associação de Moradores do bairro, das 8h30 às 11h, no sábado

Polícia

Mulher é presa recebendo encomenda com notas falsas de R$ 100 em MS

Prisão aconteceu nessa quinta-feira (8)

Polícia

Por falta de provas, acusado de matar esposa enforcada é absolvido pelo Tribunal do Júri

Acusado foi submetido ao júri popular na última quarta-feira (7) em Sidrolândia

Mundo

Índia e Paquistão escalam conflito e passam a bombardear alvos militares

Governo da Índia disse ter "neutralizado" o sistema de defesa aérea da cidade paquistanesa de Lahore