As doses estarão disponíveis em 68 postos de saúde

Neste sábado, dia 13 de maio, as unidades básicas de saúde da Capital estarão abertas a partir das 7h30 para o ‘Dia D' da campanha de vacinação contra Gripe. A mobilização será realizada, sem intervalo, até 17 horas. As doses estarão disponíveis em 68 unidades de Saúde, mas apenas para pessoas que façam parte dos grupos de risco, como idosos e crianças entre 6 meses e cinco anos. 

A distribuição da dose irá ocorre em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e de UBSF (Saúde da Família), além das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon, Vila Almeida e ainda em um trailer instalado na Praça Ary Coelho. A expectativa é de que 40 mil pessoas sejam vacinadas. 

Fazem parte dos grupos prioritários os idosos, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses até 5 anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, indígenas, população privada de liberdade, inclusive os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas continuam como público-alvo da vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde,  o objetivo da campanha é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza.

Para receber a dose, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de (Hygia); documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).
Além dos documentos exigidos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do Conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação e os indígenas: cadastro na SESAI.
Já os professores devem apresentar o holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.