Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande chega no Maio Amarelo com ruas sem sinalização e radares desligados

 Atendimentos para vítimas de acidentes cresceu 13%
Arquivo -

 Atendimentos para vítimas de acidentes cresceu 13%

A campanha foi lançada nesta quinta-feira (2) em , mas adverso ao mote do ‘Trânsito sem violência” estão as condições de tráfego da cidade. Os problemas encontrados envolvem desde a estrutura ao policiamento: Ruas e avenidas não possuem sinalização, faltam placas, os radares estão desligados há 5 meses e a fiscalização escassa; fatores que aumentam o risco nas ruas da Capital.    

Diante deste cenário, a violência no trânsito fica sem freio e a quantidade se eleva ano a ano; os atendimentos para vítimas de acidentes cresceu 13% na Santa Casa da Capital, que passou a atender, em média, 600 pessoas mensalmente.   

A começar pela Lei Seca, forma rigorosa de coibir o uso de álcool ao volante, que tornou cada vez mais raras na Capital; no ano de 2016 foram realizadas 384 Blitz, mas não há número de flagras pela madrugada. Prova disso são os acidentes ‘pós balada’, que são frequentes nos finais de semana, e cada vez mais graves. Atualmente são realizadas em torno de 4 ações por semana, principalmente nos bairros. 

Para o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, o tenente-coronel José Amorim Longatto, a falta de efetivo era um dos empecilhos para a fiscalização, que tem sido combatido com a habilitação dos batalhões para questões de trânsito. “Antes, se acontecia um acidente no bairro Nova Lima, por exemplo, a pessoa tinha que esperar a chegada do Trânsito, mas agora em todos os batalhões há homens habilitados e podem aplicar multa”, explicou. 

O comandante também criticou o atendimento nas delegacias de polícia, o que estaria prejudicando o andamento das ações. “Fizemos uma blitz na Afonso Pena e levamos dois motoristas embriagados, mas esperamos mais de 4 horas para lavrar a ocorrência”, expôs. “Dependendo do caso, o condutor flagrado espera tanto que não há mais sinal de álcool, isso por causa da demora”, finalizou. 

A falta de sinalização também é alvo frequente de críticas entre condutores e pedestres. Até mesmo na área central, onde o fluxo de veículos e pessoas é maior, a situação se arrasta por anos e é fácil encontrar ruas que sequer tenham faixa ou divisória nas pistas. “Quando as faixas estão visíveis fica melhor para dirigir, o outro motorista não invade tanto a pista. Acho que nos dá limite”. Opinou o José Martins, 49, que trabalha como motorista de entrega. 
Janine garantiu que até a metade do ano, pelo menos a área central terá recebido nova sinalização horizontal, e atribuiu as falhas a ausência de manutenção nos anos passados. “A cidade ficou em 4 anos de abandono, mas vamos atacar todas frentes. Estamos comprando tudo que é possível para voltarmos a trabalhar”, afirmou. 

Outro ponto levantado é sobre os radares, desligados desde o final do ano passado, devido ao encerramento do contrato de operação e locação dos aparelhos com as empresas Perkons e Cidade Morena. Ao todo, 66 aparelhos estão impedidos de aplicar autuações por excesso de velocidade e desrespeito ao sinal vermelho. Em relação aos aparelhos, Janine afirmou que dentro de 15 dias será lançada a licitação para contratar uma nova empresa, mas ainda não há definição de quando voltarão a operar. 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Com show de Marcos e Belutti, 18º Festival do Sobá promete música e gastronomia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Família procura ONG para labrador que ficou cego ao tentar defender PM e neto de tiros

Últimas Notícias

Polícia

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmeras de segurança teriam flagrado a ameaça

Polícia

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Proposta será enviada ao Senado

Polícia

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Os policiais conseguiram prender a dupla suspeita em flagrante

Polícia

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Policiais estavam realizando rondas e flagraram a ação criminosa