Pular para o conteúdo
Cotidiano

Câmara de Capital aprova teste obrigatório de visão em alunos da Reme

Teste de acuidade visual
Arquivo -

Teste de acuidade visual

Projeto de lei que torna obrigatório o teste de acuidade visual para todos os alunos das creches e rede pública municipal de ensino, foi aprovado em 2ª votação e discussão na Câmara Municipal de CG na sessão desta quinta-feira (16). O projeto é do vereador Junior Longo (PSDB).Câmara de Capital aprova teste obrigatório de visão em alunos da Reme

O teste, que verifica a capacidade do olho de perceber a forma e o contorno dos objetos. Com a realização deste teste é possível evitar problemas de visão que, não tratadas, além de serem agravadas, podem prejudicar sobremaneira o aprendizado e acentuar a evasão escolar.

É de conhecimento geral que quanto mais precocemente os problemas oculares são detectados, mais cedo eles podem ser tratados e as consequências diminuídas.

Na justificativa do projeto, o vereador Junior Longo defende a promoção da saúde, a prevenção de agravos e o diagnóstico precoce do déficit visual nas crianças e nos adolescentes. “A aparente troca de letras e dificuldades ortográficas podem ser sinais de problemas de visão que passam despercebidos pelas pessoas. Se for feito cedo, o exame pode prevenir doenças muitas vezes prejudiciais para o resto da vida”, afirma o vereador.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que entre 3% e 10% dos brasileiros de 7 a 10 anos precisam usar óculos. De acordo com o Ministério da Educação, problemas na visão são a causa de 22,9% dos casos de abandono escolar.

Apertar os olhos, franzir muito a testa, aproximar-se muito dos objetos ou da TV para enxergar melhor. Esses são alguns dos sinais indicativos de problemas na visão da criança que podem comprometer a qualidade de suas interações sociais e, especialmente, do seu aprendizado na escola.

Fique atento a esses sinais e sintomas: lacrimejamento constante, inclinação persistente da cabeça; piscar contínuo dos olhos; estrabismo (o comum olhos vesgo); dor de cabeça contínua; testa franzida ou olhos semi-cerrados; dificuldade para ler textos distantes, precisando aproximá-los bastante dos olhos.

Ações simples como essa podem identificar precocemente problemas visuais e prevenir a cegueira.

“O projeto segue para a sanção do Prefeito Marcos Trad. Estamos confiantes na aprovação, pois não causa nenhum ônus adicional para a prefeitura, visto que profissionais já cadastrados na Saúde Pública poderão realizar o Teste de Acuidade”, finalizou o vereador Junior Longo.

A implantação do Teste de Acuidade é um projeto autoria do vereador Junior Longo em parceria com os vereadores: Otávio Trad (PTB); dr.Livio (PSDB) e dr. Wilson Sami (PMDB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PGR quer Bolsonaro condenado a 43 anos de prisão

UPA UBS Bolsa Família

Está na lista? Sesau convoca aprovados em seleção para cuidador em saúde mental

Exército de Israel critica plano para erguer ‘cidade humanitária’ em Gaza

Na semana do recesso, deputados de MS votam sete projetos de lei

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Relatado por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

cidadania

Parque Jacques da Luz recebe Ação Cidadania no próximo sábado

Últimas Notícias

Polícia

Em seis meses, PM apreende 90 toneladas de drogas e prende mais de 4 mil em flagrante em MS

Corporação ainda recuperou mais de 600 veículos e apreendeu quase 500 armas de fogo

Famosos

Aos prantos, viúva de vítima do avião implora a Dona Ruth por divisão do seguro

Em áudio vazado, viúva de Henrique Bahia aparece aos prantos enquanto pede para Dona Ruth uma divisão justa do seguro do trágico acidente

Política

Relatado por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Lei da Reciprocidade permite ao Brasil contra-atacar países que imporem medidas unilaterais, como os EUA

Polícia

Grupo criminoso que mantinha trabalhadores em situação de escravidão é alvo da PF em MS

Trabalhadores eram mantidos presos dentro fábrica