Caixa funcionará em um sábado a cada mês até julho

Saques do FGTS motivam regime especial

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Saques do FGTS motivam regime especial

As agências da Caixa Econômica Federal funcionarão em regime especial e abrirão as portas em um sábado por mês, até julho, de acordo com a Agência Brasil. O motivo é o saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que já fizeram com que 356 mil pessoas procurasses as agências para tirarem dúvidas. O próximo sábado será no dia 14 de março. As informações são da Agência Brasil.

As agências funcionam, em todo o país, nos sábados dos dias 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho, das 9h até às 15h. “Desde a divulgação do calendário de pagamento, no último dia 14, 1,4 milhão de trabalhadores interessados em obter informações sobre o saque de contas inativas do FGTS foram atendidos nas agências, de acordo com a Caixa Econômica”, explica a Agência Brasil.

dúvidas – Os trabalhadores também podem tirar dúvidas pelo telefone 0800 726 2017 e no site (www.caixa.gov.br/contasinativas) das contas inativas criado pela Caixa. Para ter acesso às opções da página, o trabalhador deve informar o número de inscrição do PIS e o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

Saques

A medida – que integra um pacote de decisões econômicas do governo Temer para aquecer a economia – foi anunciada em dezembro do ano passado. Pode efetuar o saque quem teve um contrato de trabalho finalizado até 31 de dezembro de 2015 e tenha saldo na conta. O calendário de saques tem como parâmetro a data de aniversário do beneficiário. “Antes das novas regras, o trabalhador podia ter acesso aos recursos de contas inativas do FGTS em alguns casos, como a aposentadoria ou a compra de um imóvel”, lembra a Agência Brasil.

Beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro poderão procurar as agências da Caixa entre 10 de março e 9 de abril. Quem nasceu em março, abril e maio vai sacar o dinheiro entre 10 de abril e 11 de maio.

Trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto vão receber entre os dias 12 de maio e 15 de junho; nascidos em setembro, outubro e novembro, de 16 de junho a 13 de julho; e nascidos em dezembro, de 14 a 31 de julho.

Os beneficiários terão quatro opções para recebimento dos valores de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço: quem tem conta-corrente na Caixa poderá pedir o recebimento do crédito em conta, por meio do site das contas inativas.

O saque também pode ser feito em caixas eletrônicos. Para valores de até R$ 1.500, é possível sacar só com a senha do Cartão do Cidadão, mesmo que o beneficiário tenha perdido o documento. Para valores de até R$ 3.000, o saque pode ser feito com Cartão do Cidadão e a respectiva senha.

Os valores do FGTS inativo também podem ser retirados em agências lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Neste caso, o beneficiário vai precisar do Cartão do Cidadão, da senha e de um documento de identificação.

Há, ainda, a possibilidade de retirar o dinheiro diretamente nas agências bancárias. Os documentos necessários são o número de inscrição do PIS (Programa de Integração Social) e o documento de identificação do trabalhador. É recomendado levar também o comprovante da extinção do vínculo (carteira de trabalho ou termo de rescisão do contrato de trabalho).

Conteúdos relacionados