Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cadeia leiteira: excedente e outros desafios complicam a vida de produtores em MS

Estariam sobrando 78 milhões de litros por ano
Arquivo -

Estariam sobrando 78 milhões de litros por ano

A cadeia produtiva de leite passa por dificuldades. Excesso de produção, alta carga tributária e fechamento de laticínios são alguns dos desafios que os produtores enfrentam. Mesmo na estiagem, há produtores vencendo este gargalo e ampliando produção. Este cenário levanta uma questão: qual o destino para o contingente?

Mato Grosso do Sul conta com um excedente de produção de 78 milhões de litros ao ano. Segundo informações do Conseleite/MS (Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul) publicadas pelo SRCG (Sindicato Rural de ), a produção total e de 528,7 milhões.

Em maio, a Lactalis do Brasil encerrou atividades da sua unidade em Terenos, município 32 quilômetros distante de Campo Grande. O fechamento do laticínio pode aumentar o excedente, além de deixar muitos integrantes da agricultura familiar sem fonte de sustento.

Cadeia leiteira: excedente e outros desafios complicam a vida de produtores em MS

Aliado a isso, o alto ICMS (Imposto sobre a Comercialização de Mercadorias e Serviços) do leite em Mato Grosso do Sul – 10,2% – cria obstáculos para que o produto seja comercializado em outros estados, visto que ainda há o frete para compor o preço final.

Vencendo a barreira da estiagem

Mesmo com esta situação, há produtores que investem no aumento da produção. É o caso do produtor João Torres Silva, proprietário do Sítio Santa Terezinha das Rosas, em , 71 quilômetros distante da Capital. Com uma técnica de melhoramento de qualidade nutricional, a produção na época de estiagem deste ano triplicou em relação, ao mesmo período do ano passado.

Foto - Arquivo/MidiamaxA assistência é oferecida pelo Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) por meio do AteG (Programa de Assistência Técnica e Gerencial) Mais Leite, no qual é realizado um planejamento nutricional para solucionar os problemas nutricionais enfrentados na seca.

A assistência é prestada ao produtor desde maio de 2016. Na época a produção diária era de 30 litros. Hoje com a silagem, as dez vacas em lactação chegam a produzir 90 litros de leite por dia.  A meta do produtor é aumentar para 200 litros diariamente em até três anos.

“É preciso um planejamento nutricional para superar a falta de pastagem na entressafra”, afirma o técnico de campo, Francisco Borges, do ATeG Mais Leite. Ele explica que diariamente são utilizados de 25 a 30 quilos de volumosos gramíneos misturados com dois quilos de ração. Pela manhã, após a ordenha, o produtor oferece a silagem de milho. No segundo manejo, no período vespertino, é a forragem de cana-de-açúcar com capim-napier que alimenta os animais.

Além disso, João pretende diversificar o investimento com objetivo de aumentar a produção. “Meu objetivo é melhorar a genética do gado. Concluí o curso em Inseminação Artificial e vou investir nisso para aumentar a produtividade”, afirma o produtor.

De acordo com o secretário da Câmara Setorial do Leite,Orlando Serrou Camy Filho a previsão de consumo para suplementar a nutrição é uma técnica que consegue manter a produção, já que, tanto a quantidade e a qualidade da pastagem cai na época de estiagem.

“A parte da alimentação é uma das primeiras etapas para manter a produção no período de seca. É uma técnica simples, onde o produtor aprende a usar melhor o que ele já tem e parte para investimento com uma silagem que tem valor nutricional melhor”, explica Orlando. Segundo ele, pode haver quebra de 30 a 50% na produção de leite sem a devida previsão alimentar para os bovinos. “Para os produtores que já estão oferecendo uma nutrição boa, a produção chega a aumentar”, ressalta.

Destinação do excesso de produção

Foto - Arquivo/Midiamax​Quanto ao possível excesso, Aurora acredita que a produção será absorvida. “Os laticínios locais podem crescer, laticínios de fora podem procurar nosso leite. Mas precisamos de uma visão política para o problema do leite. Precisamos chamar atenção para este setor, num país onde há fome, num estado ontem tem solo. As melhorias são sempre bem vindas. Vejo isso como oportunidade”, comemora.

Foi dado um ponta-pé inicial para uma política neste sentido nesta sexta-feira (15) pela deputada federal Tereza Cristina e o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, juntamente com a equipe técnica da secretaria.

A redução do ICMS do leite por um período foi a pauta da reunião, o que tornaria o produto mais competitivo frente a estados vizinhos como Paraná, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Como resultado, o secretário Jaime Verruck se comprometeu em analisar e levar a proposta ao governador e à Sefaz (Secretaria de Fazenda). A proposta é voltada para indústrias leiteiras venderem o produto excedente, em um modelo similar ao que atendeu a uma necessidade pontual da pecuária.

Serviço – Os produtores que têm interesse em receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS, devem entrar em contato com o Sindicato Rural do seu município. Vale lembrar que tanto as capacitações quanto a assistência técnica são totalmente gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3320-6942.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fogo no Pantanal

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Primeiras declarações do Papa Leão XIV são elogiadas por líderes mundiais

Últimas Notícias

Sem Categoria

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

Precisa de médico? A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta sexta-feira (9) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA … Continued

Polícia

Homem tem vísceras expostas após ser esfaqueado durante briga em MS

Briga aconteceu entre o dono da casa e um empregado de uma empresa

Famosos

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

Gretchen perdeu a linha e quase pediu para sair do Power Couple Brasil 7; entenda o que levou à decisão da Rainha do Rebolado

Artigo

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

A Chief Legal Officer do BDM Digital, Kezia Miranda, esteve na Universidade de Stanford, na Califórnia, para uma rodada de reuniões técnicas voltadas à internacionalização da plataforma brasileira de criptoativos.