Recurso está sendo disponibilizado aos poucos
Finalmente o WhatsApp está liberando o recurso que permite remover mensagens enviadas, não só para quem enviou, mas também para todos que a receberam. A função, que era aguardada há tempo pelos usuários e já estava disponível no mensageiro concorrente Telegram, está sendo disponibilizada aos poucos, conforme publicado pelo site CanalTech, mas chegar a todos em poucos dias.
Mas é importante ressaltar que existem algumas restrições quanto ao uso do recurso. As mensagens somente poderão ser removidas até sete minutos depois que foram enviadas. Entretanto testes realizados mostram que o funcionamento da função ainda não está perfeito: mensagens nem sempre são deletadas – com o usuário, também, não recebendo uma notificação sobre isso.
Para anular uma mensagem, deve-se proceder da mesma forma que o já existente para remover mensagens no próprio smartphone. Basta selecionar a mensagem dentro do tempo limite e escolher a opção de excluir também para quem o recebeu. Caso não seja mais possível, apenas a opção de fazer isso com o conteúdo do próprio smartphone estará disponível.
É válido ressaltar que enquanto a novidade não for disponibilizada para todos os usuários a opção de apagar mensagens funcionará para quem já tiver acesso ao recurso. Por isso, é melhor continuar se certificando de que as pessoas certas estão recebendo as comunicações, antes de confiar totalmente na plataforma.